“Tenho um Labrador com 3 anos de idade que desde muito jovem sempre se coçou muito, sobretudo nos meses de Primavera e Verão. Com o calor, lambe muito as patas e quase sempre tem infeções dos ouvidos. Como posso prevenir esta situação para o próximo ano?”
O seu cão apresenta sinais compatíveis com um problema cutâneo, do foro alérgico ou infecioso. O prurido (comichão) que apresenta desde muito tenra idade poderá ser uma manifestação da inflamação cutânea. A inflamação da pele poderá ser provocada por uma intolerância alimentar, por uma infestação por ácaros ou ainda por uma infeção por bactérias ou fungos. Deve procurar o médico veterinário rapidamente para obter um diagnóstico definitivo.
Entretanto aqui ficam algumas dicas importantes para ir considerando até ir à consulta:
Alimento: Muitas vezes negligenciada, a alimentação desempenha um papel fundamental na saúde da pele e do pêlo. Garanta que só oferece alimento industrial ao seu cão e que este é de boa qualidade. Deverá ser rico em ácidos gordos ómega 3 que ajudam a diminuir a inflamação cutânea e, consequentemente, o prurido. O alimento deverá ainda ter vitaminas (ex. vitamina A) e oligoelementos (ex. Zinco) na proporção certa. Evite os snacks e mimos caseiros. Um Labrador está sempre à espera que caia algo da mesa ou da mão de alguém. Esses “pequenos” mimos podem ter “grandes” consequências.
Parasitas: Garanta a desparasitação externa do seu cão, aplicando produtos para o efeito regularmente. As pulgas e ácaros podem contribuir para os sintomas que o seu cão apresenta.
Escovagem: A escovagem remove o pêlo morto assim como os alergenos que se acumulam na pelagem. Escove o seu cão regularmente. Procure agendar uma consulta para o médico veterinário. Ele melhor do que ninguém está apto para indicar o que deverá fazer e como deverá tratar o seu animal. No caso de ser um problema cutâneo mais complexo, existem veterinários especialistas em Dermatologia para onde o seu Labrador pode ser referenciado pelo médico veterinário assistente.
As melhoras!