Uma boa higiene oral é indispensável para prevenir o aparecimento de placa dentária e tártaro. Ao longo do tempo, o tártaro tem tendência a acumular-se nos dentes e a provocar inflamações ao nível das gengivas que podem, em casos extremos, ocasionar a queda dos dentes.
A escovagem diária dos dentes é a medida profilática mais eficaz para combater a formação da placa dentária. Contudo, nem sempre é fácil escovar os dentes dos animais, em particular, num gato adulto que nunca foi familiarizado com a escova de dentes! Este processo deve ser iniciado quando o gatinho ainda está em crescimento para se habituar à rotina da lavagem dos dentes.
Quando a escovagem diária dos dentes não é uma opção prática, existem várias estratégias alternativas que ajudam a manter a saúde oral dos gatos. A textura do alimento é um fator importante a ter em consideração. Regra geral, os gatos alimentados com dietas húmidas apresentam uma maior acumulação de placa dentária e de tártaro e uma inflamação das gengivas mais grave do que quando a sua dieta consiste em alimentos secos.
O facto de fornecer ao animal um alimento que promova a mastigação vai permitir que o gato adquira bons hábitos: parecer-lhe-á normal “mastigar”, ou seja, escovar os dentes.
Os alimentos secos podem ter dois tipos de ação benéfica para a saúde oral:
– Ação mecânica
Tanto a forma como a textura do alimento são características importantes, que podem potenciar a distância de penetração do dente no alimento, otimizando o efeito de escovagem. Além disso, a mastigação estimula a produção de saliva que contém agentes antibacterianos.
– Ação química
Os croquetes podem ainda exercer um efeito químico ao serem revestidos com um composto, como por exemplo os fosfatos de sódio, que capta o cálcio salivar retardando a mineralização da placa dentária.
Dicas para uma boa higiene oral:
1. Faça visitas regulares ao médico veterinário para monitorizar a saúde bucodentária do seu gato;
2. Habitue o seu animal desde cedo à rotina diária da escovagem dos dentes;
3. Utilize uma escova e uma pasta de dentes específicas para gatos;
4. Após a escovagem, recompense o animal com um jogo, um passeio, etc.;
5. Preserve a saúde bucodentária do seu gato oferecendo-lhe um alimento com uma textura e forma adaptadas à idade e à raça do gato;
6. Não dê ossos ou espinhas para o animal mastigar, pois para além de lesionarem as gengivas e os dentes, podem provocar problemas digestivos.
A intervenção do dono é muito importante na manutenção dos cuidados de higiene oral. Numa boca saudável, a higiene bucodentária permite evitar a acumulação da placa dentária e atrasar o aparecimento da gengivite e do tártaro.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.
Departamento de Comunicação Royal Canin (Portugal)