A esterilização é um procedimento cirúrgico que apresenta inúmeras vantagens para o animal: evita as principais doenças do sistema reprodutor e diminui o risco de doenças contagiosas e de acidentes. Por este motivo, a esperança de vida dos animais esterilizados duplica! Mas apesar de a esterilização ter benefícios indiscutíveis em termos de saúde e comportamento do gato, predispõe para a obesidade e para a formação de cálculos urinários. Estes riscos estão claramente identificados, mas felizmente são evitáveis!
Para ajudar o seu gato esterilizado a manter o peso ideal, deve respeitar 4 pontos essenciais:
1. Mudar para um alimento adaptado às suas novas necessidades
É essencial adaptar a alimentação dos gatos esterilizados às suas novas necessidades evitando, assim, um eventual aumento de peso.
Os alimentos para gatos esterilizados devem ser formulados com um baixo teor de gordura, um teor adaptado de proteína (para manutenção da massa muscular), um complexo de fibras específicas (para promover a saciedade) e L-carnitina (como mobilizador de gorduras).
O alimento que fornece ao seu gato – Young Male, um alimento da Royal Canin que se encontra disponível em clínicas veterinárias – apresenta todas estas características e, por isso, está perfeitamente adaptado a gatos esterilizados.
Após a esterilização, alguns gatos ficam com um apetite insaciável. Para estes, a Royal Canin disponibiliza alimentos que diminuem naturalmente a sensação de fome, fazendo com que os gatos mendiguem menos alimentos, entre refeições.
2. Respeitar a dose diária recomendada de alimento
A dose diária de alimento deve ser adaptada às necessidades energéticas do gato, que diminuem após a esterilização. Por este motivo, é extremamente importante que proceda à medição do volume alimentar, no mínimo, uma vez por dia (por exemplo, marcando com um risco o nível de croquetes no copo doseador) de forma a evitar diferenças consideráveis em relação à dose diária recomendada.
3. Promover a prática regular de exercício físico
A vida urbana limita as possibilidades do gato realizar exercício: o dono está ocupado com o trabalho, passa muito tempo fora de casa… No entanto, as brincadeiras ou jogos são imprescindíveis para promover a manutenção do peso ideal do seu gato.
4. Evitar guloseimas e outros extras com elevado teor calórico
A alimentação é, frequentemente, encarada pelo Homem como o meio mais fácil de estabelecer contacto com um animal. Pode, igualmente, ser uma forma de pedir desculpa ao animal, por exemplo quando o dono se sente culpado por deixá-lo sozinho durante todo o dia. No entanto, para o animal, este sistema de comunicação não tem qualquer significado. Utilizar os alimentos para estabelecer um relacionamento com o animal é, efetivamente, um erro que pode conduzir à obesidade. O animal atribui mais valor aos contactos sociais: elogiá-lo, acariciá-lo e brincar com ele, por exemplo, são excelentes recompensas… e não engordam!
Não administre leite, biscoitos ou outros extras. Todos os pequenos “extras” que possa dar ao seu gato, desequilibram rapidamente uma dieta equilibrada. Estes desequilíbrios podem acarretar transtornos intestinais e degradar pouco a pouco a saúde do animal. O leite, por exemplo, pode conduzir à ocorrência de diarreias, pois na fase adulta a capacidade do gato para digerir o açúcar do leite, a lactose, é muito reduzida. Além disso, o leite de vaca apresenta uma composição totalmente diferente do leite de gata, motivo pelo qual está desaconselhado mesmo nas primeiras semanas de vida de um gatinho.
Se, eventualmente, utilizar o alimento como reforço positivo deve, obrigatoriamente, deduzi-lo à dose diária recomendada.
Com os dados que nos refere, não conseguimos responder à questão relativa ao peso ideal do seu gato. O seu médico veterinário é a pessoa mais indicada para fazer esta avaliação. Se o seu gato tiver excesso de peso ou estiver obeso, o seu médico veterinário poderá aconselhar-lhe o alimento mais indicado para que ele volte a recuperar o seu peso ideal.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.