Lisboa chumbou no teste da carteira e passou a cidade ‘menos honesta do mundo’. A revista The Reader’s Digest quis avaliar a honestidade de várias cidades do mundo. Para este estudo, os investigadores deixavam cair no chão 12 carteiras, no total, espalhadas por locais movimentados das cidades e ficavam a observar se os transeuntes ficavam com as carteiras ou as entregavam a alguma autoridade para que pudessem ser devolvidas aos seus donos. Cada carteira continha ainda cerca de 50 euros, fotografias de família e contactos.
A cidade Helsínquia, na Finlândia, foi eleita a mais honesta da lista com 11 em 12 carteiras devolvidas. Questionado pela Reader’s Digest sobre o porquê de terem devolvido a carteira, um casal afirmou que “a honestidade é uma convicção inerente” ao povo finlandês.
A má notícia é que Lisboa levou de cidade ‘menos honesta’, com apenas 1 carteira devolvida..
O cenário torna-se ainda menos abonatório para Portugal quando se descobre que as únicas cobaias ‘lisboetas’ honestas, afinal, não eram nem lisboetas nem portuguesas. A única carteira recuperada pela revista foi devolvida por um casal de turistas. Ou seja, na capital portuguesas as 11 carteiras foram levadas com o dinheiro e tudo o resto.
No total, das 192 carteiras ‘perdidas’, apenas cerca de metade foi devolvida.
O estudo conclui ainda que as condições económicas não têm impacto directo no facto de as pessoas ficarem com o dinheiro ou não. Mumbai, na Índia, alcançou a segunda posição, com os cidadãos a devolverem nove das 12 carteiras. Em comparação, apenas quatro foram entregues em Zurique, na Suíça.
Quanto a questões como idade, sexo ou poder económico, estas parecem não ter qualquer influência na hora de ser honesto ou não. “Ao analisarmos os nossos resultados, concluímos que a idade não é um factor de previsibilidade”, “tanto velhos como novos conservaram ou devolveram as carteiras”; “homens e mulheres foram imprevisíveis” e “o poder económico relativo pareceu não ser garantia de honestidade”.
“Em todo o lado há pessoas honestas e desonestas”, concluem.
Top das Cidades Mais Honestas
1. Helsínquia, Finlândia (11 em 12)
2. Bombaim, Índia (9 em 12)
3. Budapeste, Hungria (8 em 12)
Nova Iorque, EUA (8 em 12)
4. Moscovo, Rússia (7 em 12)
Amesterdão, Holanda (7 em 12)
5. Berlim, Alemanha (6 em 12)
Ljubljana, Eslovénia (6 em 12)
6. Londres, Reino Unido (5 em 12)
Varsóvia, Polónia (5 em 12)
7. Bucareste, Roménia (4 em 12)
Rio de Janeiro, Brasil (4 em 12)
Zurique, Suíça (4 em 12)
8. Praga, República Checa (3 em 12)
9. Madrid, Espanha (2 em 12)
10. Lisboa, Portugal (1 em 12)