A higiene, a saúde e a beleza da pele e do pelo estão interligadas. Através de medidas simples, pode ajudar a mantê-las!
A pele e a pelagem constituem a primeira barreira de defesa do organismo contra a desidratação e as agressões do meio ambiente. Para os cães e os gatos, a pele desempenha funções metabólicas importantes e é uma proteção física contra agentes infecciosos, nomeadamente bactérias e fungos. A pele exerce ainda a função de termorregulação (controlo da temperatura interna do animal), proteção imunitária, reserva de nutrientes e síntese de vitamina D. Uma alteração na estrutura da pele irá, consequentemente, prejudicar estas funções.
A nutrição tem um papel importantíssimo na manutenção da saúde da pele e da beleza da pelagem. Estas duas estruturas exigem uma grande parte das necessidades nutricionais totais do animal e, por isso, os efeitos de uma má alimentação tornam-se rapidamente visíveis.
Por este motivo, a alimentação deve fornecer todos os aminoácidos indispensáveis à renovação da pelagem. O pelo é composto por mais de 95% de proteínas, particularmente ricas em aminoácidos sulfurados (cisteína e metionina). Calcula-se, assim, que 25 e 30% das necessidades proteicas dos carnívoros se destinam a satisfazer as necessidades da pele e do pelo. Uma ingestão proteica insuficiente ou a carência em determinados aminoácidos podem provocar a queda do pelo e a diminuição do seu crescimento. A pelagem ficará baça e quebradiça.
A alimentação deve, também, favorecer o brilho e a qualidade da pelagem. O brilho da pelagem está diretamente relacionado com a composição do sebo, cera natural secretada pelas glândulas sebáceas. Alguns nutrientes, tais com os ácidos gordos Ómega 6, provenientes do óleo de borragem, permitem melhorar significativamente o brilho da pelagem. Por seu lado, os ácidos gordos Ómega 3 (em particular EPA e DHA), retirados do óleo de peixe, são amplamente reconhecidos pelas suas propriedades anti-inflamatórias.
Outros nutrientes são igualmente importantes…
A vitamina A regula o crescimento das células da pele, assim como a produção de sebo. Permite combater a descamação e evitar uma pelagem seca e quebradiça. As vitaminas do complexo B contribuem, em níveis distintos, para a beleza da pelagem. A carência de ácido fólico (vitamina B9) traduz-se em queda de pelo. A biotina, também denominada vitamina H ou B8, participa na manutenção dos epitélios e no crescimento do pelo.
O zinco ajuda a reforçar o brilho do pelo. A carência em zinco é acompanhada por uma redução da velocidade do crescimento do pelo que, além disso, se apresenta baço e quebradiço.
Apesar de a nutrição ter um papel fundamental na saúde da pele, outros fatores podem alterar a equilíbrio cutâneo. A higiene e a limpeza do animal são igualmente importantes… Se não forem feitas de uma forma adequada, podem ocorrer problemas dermatológicos.
Os donos acreditam que os seus animais necessitam de tomar banho regularmente, o que está errado. Os banhos regulares diminuem as defesas da pele, tornando-a mais sensível às infeções. Por este motivo, deve evitar dar banho mais do que uma vez por mês. Deve utilizar sempre um champô próprio para cães, uma vez que o seu pH cutâneo é muito diferente do dos humanos.
Para manter o seu animal limpo, a escovagem é o método de eleição. Permite remover os pelos mortos e promove a renovação das células da epiderme. Através da escovagem podem, também, eliminar os odores característicos do seu cão o que ajuda, muitas vezes, a dispensar o banho.
Há que ter em atenção o tipo de escova utilizada, que vai depender do tipo de pelagem do seu cão. A escolha de uma escova que não seja apropriada para o seu animal pode dar origem a pequenas lesões na pele, que apesar de parecerem inofensivas, são uma porta de entrada de agentes nocivos no organismo.
A limpeza de animais que possuam muitas pregas de pele deve ser feita com alguns cuidados especiais. É nas pregas de pele que se desenvolve um ambiente húmido propício ao desenvolvimento de colónias de bactérias patogénicas. É, por isso, importante limpar regularmente estas pregas de pele. Para além desta limpeza, torna-se essencial retirar o excesso de humidade, limpando a pele entre as pregas com uma toalha seca.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder da melhor maneira à sua questão.