O stresse tem vindo a assumir-se como um problema que afeta grande parte da população. As exigências profissionais, o ritmo frenético das novas tecnologias que fazem com que estejamos disponíveis 24 horas por dia têm efeitos na nossa saúde. E se alguns estudos indicam que, esporadicamente e por períodos curtos, o stresse até pode ter efeitos benéficos no nosso rendimento, uma nova pesquisa da Ohio State University descobriu que o stresse a longo prazo pode causar a alteração de genes e ter como consequência diversos problemas de saúde.
Para contrariar esta tendência basta praticarmos algumas atividades para atingir o equilíbrio e evitar picos de tensão.
1- Apanhe sol: A vitima D, que o nosso organismo produz quando recebe luz solar, pode ser o melhor dos remédios para combater o stresse. Para melhorar o ambiente no seu local de trabalho pode optar por alguns elementos naturais, como as plantas. Um estudo conclui que os indivíduos com plantas no ambiente profissional apresentavam niveis mais baixos de tensão arterial e, consequentemente, menos sinais de stress.
2- Crie rotinas estruturantes: Não deixe de passar pelo menos 30 minutos diários a fazer o que mais gosta. O nosso corpo precisa de criar hábitos para lidar melhor com o stresse e até ajudar a criar melhores hábitos de sono. Tome um banho relaxante antes de dormir, ou passe algum tempo a ouvir a sua playlist preferida. É uma boa forma de aliviar a tensão.
3- Afaste pensamentos negativos… com ritmo: De nada lhe serve pensar em tudo que tem de negativo na sua vida. Em vez disso, tente procurar atividades que envolvam movimento corporal, sobretudo manual (como tricotar, desenhar, aprender a tocar um instrumento…), que também ajudam a relaxar. Aqueles que envolvem movimentos manuais mais ritmados (como tricotar, por exemplo), enviam para o cérebro um sinal que imediatamente nos faz sentir mais descontraídos.
4- Ligue-se ao seu lado espiritual: Várias pesquisas concluem os benefícios que a espiritualidade pode trazer em épocas de stresse. Não precisa necessariamente de se converter a uma religião; pode fazer apenas as suas orações, meditar ou seguir o exemplo de alguém que considere inspirador e que lhe traga boas energias.
5- Deixe-se guiar pela imaginação: Tente encontrar algum tempo para ficar num local calmo e viajar através da mente. Encontre uma imagem pacífica que a deixa mais calma e tente afastar todos os pensamentos que lhe provocam ansiedade. É uma forma de meditação.
6- Tome um banho relaxante: A água tem um efeito calmante sobre o corpo, uma vez que nos liga de volta para o tempo que passamos no útero. Por isso, quando se sentir muito nervosa tente relaxar numa banheira e, se possível, adicione perfume de lavanda ou jasmim, ambos com propriedade anti-stresse.
7- Pratique exercício: Escolha o seu desporto favorito ou vá dar uma corrida. Fazer algum tipo de exercício físico ajuda a regular o sono, reduz os sintomas de stresse associados à depressão e pode ajudá-la a sentir mais energia. É também a melhor forma de gerir o stresse, por acelerar a produção de endorfinas.
8- Expresse a sua gratidão: Ao estudar a atividade cerebral, o National Institutes of Health descobriu que os indivíduos que mostram maior gratidão aos outros – ou que se sentem mais gratos por tudo o que têm nas suas vidas – apresentam níveis mais altos de atividade no hipotálamo, uma parte do cérebro que tem uma enorme influência no controlo dos níveis de stresse. Além disso, a gratidão também ativa as regiões cerebrais associadas à produção de dopamina, um neurotransmissor envolvido com o controlo do humor e das emoções.