Por vezes, os proprietários não sabem como resolver ou não têm forma de resolver o problema por dependerem da aprovação do condomínio. O primeiro passo é detetar a origem e a causa da humidade, que em muitos casos não está relacionada com infiltrações mas com condensações.
Caso a o problema seja humidade resultante de infiltração pelo tecto, que pode ter origem em telhas danificadas ou soltas, ou pela parede, que podem ter origem em reboco a desfazer-se e/ou fissuras, a intervenção terá que ser efectuada pelo exterior e com a eventual necessidade de aprovação do condomínio.
Mas muitas das causas de humidade no interior das habitações têm origem na condensação, que podem ser resolvidas pelo interior e directamente pelo proprietário. A condensação surge quando o ar húmido aquece e atinge uma superfície fria. Por exemplo, quando uma parede é exposta a ventos gelados do inverno, o resultado é a condensação. A condensação acontece mais frequentemente em casas de banho e cozinhas, onde as actividades com água quente, como o banho e a lavagem da cozinha são regulares. Mas também é frequente surgir nos quartos e salas, resultante da própria ocupação por pessoas.
As principais causas que originam o aparecimento da humidade por condensação em paredes do perímetro exterior da habitação são: falta ou deficiente execução de isolamento térmico e deficiente ou ausência de extracção de vapor nas casas de banho (por exemplo nas casas de banho devem mudar o ar de 15 a 20 vezes o seu volume por hora). O problema de falta de ventilação / extracção pode ser resolvido facilmente com a instalação do extractor, que deve ser feita na parede com uma boa altura e longe da principal fonte de ventilação e preferencialmente diagonalmente oposta à porta.
Em relação ao deficiente isolamento térmico, este problema pode ser resolvido com a aplicação de isolamento pelo interior (caso não o seja possível realizar pelo exterior) com recurso a placas rígidas de poliestireno extrudido, com acabamento em reboco ou executando uma parede em gesso cartonado. Se existir aparelhagem eléctrica, a mesma terá que ser reposicionada, as guarnições (carpintaria) de portas ou janelas terão que ser substituídas e as sancas ou molduras terão que ser refeitas. Também deverá ser verificado o adequado funcionamento da ventilação da caixa de ar (parede dupla) e da saída dos condensados. Por fim, executa-se a pintura ou outro acabamento no paramento interior e obtém-se uma excelente solução final, sem grandes perdas de espaço interior, mas com grandes benefícios no conforto interior.
Quando verificar que tem humidade no interior da sua habitação, chame uma empresa da especialidade que lhe dará todo o apoio na identificação da causa, por forma a encontrar uma solução para resolução do problema, que em muitos casos pode ser resolvido com alguma facilidade, sem custos significativos e com grandes benefícios no conforto.
MELOM Obras, Rede N.º1 de Obras em Portugal.
Contactos: 707 201 201 ou melom.pt.