Portugal tem um ótimo clima para podermos aproveitar a energia solar poupando até 80% no aquecimento da sua água quente. Nestes 80% de energia o aquecimento desta água corresponde a 0% de poluição, logo torna-se amiga do ambiente.
Contudo, precisamos de apoio caso a energia solar num determinado dia não seja suficiente, entrando em funcionamento complementando o resto do aquecimento.
Os painéis solares podem ser de dois tipos: termossifão, onde os painéis e reservatório são colocados no exterior; ou forçado, onde os painéis são colocados no exterior enquanto o reservatório e sistema de apoio (esquentador, caldeira, resistência elétrica) são instalados no interior. Ambos os sistemas são eficazes apenas o espaço disponível na habitação poderá limitar a escolha.
O investimento é rentabilizado por duas razões: a energia solar é inesgotável, gratuita e renovável; e a tarifa da energia elétrica e do gás está cada vez mais elevada.
Em relação aos painéis solares para aquecimento aconselhamos apenas para aquecimento de piso radiante, conseguindo um rendimento na ordem dos 50%, por ser um tipo de aquecimento de baixa temperatura (40°C-45°C).
Aquecendo o ambiente com radiadores, aconselhamos a utilização de uma caldeira de biomassa (pellets/lenha), devido a ser necessário um grande poder calorifico (60°C-70°C). Neste caso, os painéis solares são insuficientes para servirem de apoio a estas temperaturas.
Peça-nos uma visita e orçamento.
MELOM Obras, Rede N.º1 de Obras em Portugal.
Contactos: 707 201 201 ou melom.pt .