Quando pensamos em pintar a casa a primeira coisa que vem à cabeça é uma enorme carga de trabalhos, sujidade por todo o lado e vários dias em que não podemos estar confortáveis no sofá a ver a nossa série preferida.
No entanto, a experiência de pintar a sua própria casa pode ser uma actividade bastante divertida e enriquecedora, dando-lhe uma oportunidade para planear e executar uma actividade com a sua cara-metade e no final atingir uma satisfação enorme de trabalho cumprido e uma casa que reflecte mais o seu gosto e a sua personalidade.
A primeira coisa a fazer é adquirir os materiais para a pintura. A MELOM sugere os seguintes materiais:
– lixa n° 150 para tornar a superfície a ser pintada mais suave para aumentar a durabilidade da pintura;
– lona plástica para proteger o chão das pingas de tinta;
– fita-crepe para poder proteger as saliências e os móveis;
– rolo de pintura para tornar o trabalho de pintar mais eficiente;
– caixa para tinta para armazenar a mistura de tinta que está a ser utilizada;
– tinta;
– massa corrida para tornar a superfície mais uniforme, cobrindo possíveis falhas;
– gesso para tapar orifícios na parede mais profundos;
– misturador;
– trincha;
– espátula;
Para calcular a área da parede a ser pintada precisamos de medir o comprimento da parede e multiplicar pela altura do chão ao tecto (pé-direito). Depois é multiplicar o resultado anterior pelo número de demãos (normalmente 2 a 3) e tem a área total a ser pintada. Basta indicar a um vendedor de uma loja de tinta a área que quer pintar e quais as cores e está feito! Nunca se esqueça de testar primeiro a cor que escolheu para garantir que é a cor certa, uma vez que pode existir uma ligeira alteração entre o catálogo e o real.
De seguida forre o piso com a lona, retire os espelhos dos interruptores, cubra os móveis e proteja com fita-crepe as maçanetas, os rodapés e os batentes. Passe a massa corrida sobre a fita-crepe para impedir que a tinta penetre e use uma espátula para remover o seu excesso.
Agora vamos passar à acção! Comece por usar a massa corrida e o gesso para tapar eventuais buracos na parede. Espere cerca de 20 minutos e lixe a superfície para que fique lisa. Pegue no misturador e misture durante uns minutos a tinta para torná-la mais maleável. Comece por pintar com cuidado uma faixa horizontal rente ao tecto. Com um rolo, pinte o resto da parede seguindo sempre a posição vertical e aguarde sempre que a tinta seque totalmente antes de passar a próxima camada demão.
Terminado o projecto de pintura, é necessário limpar os pincéis antes de os guardar. Pendure os pincéis sobre uma lata ou balde, enchendo-o com água ou solvente suficiente para cobrir as cerdas. Deixe de molho de um dia para o outro, passe as cerdas (pêlos do pincel) por água e volte a pendurá-las para secarem e manter assim as cerdas estreitas. No caso dos rolos, retire qualquer vestígio de tinta antes de os lavar suavemente e deixe secar ao ar livre.
Agora aquela cor com que sempre sonhou para a sua sala ou o seu quarto pode tornar-se realidade sem que tenha um grande transtorno financeiro e com um orgulho bastante maior!
Divirta-se nas suas pinturas!
MELOM Obras, Rede N.º1 de Obras em Portugal.
Contactos: 707 201 201 ou melom.pt.