Mesmo que proporcione ao seu cachorro uma excelente receção de boas vindas, as alterações do ambiente e das condições de vida são extremamente stressantes para ele. Quando o cachorro chegar a sua casa, irá ter que enfrentar muitas alterações: terá de adaptar-se à vida sem a presença da mãe e dos irmãos, terá uma nova família para conhecer e uma nova casa para descobrir. A última coisa que o cachorro necessita, nesta fase, é de uma mudança drástica na alimentação. Claro que poderá começar a administrar-lhe o alimento Royal Canin mais adequado para ele (de acordo com a idade e o tamanho), assim que possível. No entanto, é importante que não o faça de forma repentina.
Assim que o cachorro se sinta integrado na nova casa, introduza o novo alimento de forma gradual para que tenha tempo para se adaptar e a probabilidade de alterações gastrointestinais seja menor. Apresentar-lhe, de repente, uma nova marca de alimento vai simplesmente aumentar o stress do seu cachorro. Por outo lado, é importante ter em consideração que a flora intestinal do cachorro é muito diferente da nossa (é menos diversificada e, por isso, tem menos capacidade para se adaptar a alterações súbitas da alimentação) e que ainda não está completamente formada.
Qualquer alteração na alimentação deve ser realizada de forma gradual, ao longo de uma semana, misturando o alimento antigo com o alimento novo. Desta forma, vai dar tempo ao cachorro para se adaptar e ajuda a minimizar alterações gastrointestinais que podem dar origem a diarreias.
A forma mais correta de realizar uma transição alimentar é a seguinte:
– Misture um pouco do novo alimento Royal Canin com o alimento antigo do cachorro;
– Progressivamente, vá aumentando a quantidade do novo alimento Royal Canin e reduzindo a quantidade de alimento antigo da seguinte forma:
. 25% alimento novo/ 75% alimento antigo
. 50% alimento novo/50% alimento antigo
. 75% alimento novo/ 25% alimento antigo
. 100% alimento novo
Certifique-se que realiza a transição alimentar ao longo de uma semana e divida a dose diária recomendada em 3 refeições.
Este esquema de transição gradual também deve ser realizado quando mudar para o alimento Royal Canin para cães adultos ou sempre que necessitar fazer uma mudança na alimentação do seu cão.
Opte por um alimento Royal Canin feito à medida das necessidades particulares do crescimento do seu cachorro, que são afetadas pelo tamanho e, em alguns casos, pela raça. Todos os alimentos Royal Canin Puppy e Junior são formulados com um teor de energia ótimo e proteínas de elevada qualidade, garantindo uma boa segurança digestiva e proporcionando todos os nutrientes essenciais para um crescimento harmonioso. Além disso, ajudam a reforçar as defesas naturais do cachorro, numa altura em que o seu sistema imunitário se encontra muito frágil. De facto, entre a 4ª e a 12ª semana de vida, o cachorro está particularmente vulnerável, uma vez que as suas defesas ainda não estão completamente funcionais e a proteção materna está a decrescer. Isto acontece exatamente no período em que o cachorro vai mudar de casa, conhecer novos cães e ser vacinado. A Royal Canin utiliza uma fórmula exclusiva que ajuda o cachorro a desenvolver a saúde das suas defesas naturais. A combinação de antioxidantes com uma ação sinérgica (vitaminas C e E, luteína e taurina) ajuda a neutralizar a ação dos radicais livres e a desenvolver a saúde das defesas naturais do cachorro. A incorporação de fibras naturais (mano-oligossacarídeos) ajuda a reforçar as defesas imunitárias locais do trato gastrointestinal e promove o desenvolvimento da flora intestinal benéfica, contribuindo para minimizar o risco de ocorrência de diarreias.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.