Agora que atingimos o pico da primavera, começa a ser recorrente em cada passeio ver fantásticos jardins em casas de vizinhos e amigos. Ao vislumbrar tamanha beleza de vida, cor e perfume é impossível não sentir um “prazer tímido” capaz de pôr um sorriso na cara da pessoa mais triste do mundo.
E não seria óptimo ter um belíssimo jardim o ano todo? Não é tão impossível quanto isso! Basta ter atenção a algumas regras e seguir algumas linhas guias e boas práticas para ter um jardim fantástico o ano todo.
Em primeiro lugar deve estudar com algum rigor o tipo de solo no qual gostaria de fazer o seu jardim. É importante perceber que diferentes flores ou plantas requerem diferentes tipos solo, bem como exposição solar e intensidade de vento. A determinação exacta destas variáveis será determinante para a escolha das flores/plantas que melhor se adaptam à sua casa.
Cada espécie tem as suas necessidades a nível de exposição solar, água e humidade do solo. Existem algumas regras gerais tais como o facto de espécies baixas e largas serem mais estáveis e resistentes do que as suas congéneres mais altas e esguias ou flores que já tenham florescido têm uma menor resistência à plantação do que aquelas que ainda não floresceram. A maior parte das espécies é também sazonal, pelo que o segredo está em ter uma linha de flores e plantas que possam ir florescendo à medida que o tempo passa, transmitindo uma sensação de continuidade e novidade o ano todo.
Também é importante manter as ferramentas limpas após cada trabalho, uma vez que isto reduz a probabilidade de transmitir doenças, pestes ou insectos entre plantas. Basta lavar cada ferramenta num balde com água e sabão e deixar a secar sem exposição directa do sol. As ferramentas mais importantes a ter são:
– Pá para transplantar: Tal como o nome indica serve para semear e transplantar qualquer tipo de planta;
– Rastelo: Utilizado para cortar as ervas-daninhas;
– Tesoura para podar: Serve para cortar flores ou plantas secas, para que não impeçam as restantes de florescer;
– Regador: Usada tanto para regar as plantas quanto para disseminar fertilizantes;
Agora está na hora de por as mãos à obra e fazer um jardim que será a invejar do bairro todo! Nunca se esqueça que se precisar de qualquer assistência a MELOM estará sempre pronta e acessível para si.
MELOM Obras, Rede N.º1 de Obras em Portugal.
Contactos: 707 201 201 ou melom.pt