A primeira vez que entramos naquela que vai ser a ‘nossa’ cozinha devemos tomar uma decisão no que respeita à disposição e organização do espaço. A funcionalidade e, sobretudo, segurança devem ser privilegiadas e tomadas como ponto de partida para tudo o resto.
A disposição mais perfeita é aquela que consegue cumprir o chamado ‘triangulo de trabalho’, pensado de forma a reduzir o número de movimentos de quem trabalha na cozinha: Falo da zona de confeção de alimentos (bancada e fogão), da zona de águas (com lava-loiça e máquinas de lavar) e zona de armazenamento (despensa e frigorifico).
Na zona de confeção, o fogão deve estar a uma distância de, aproximadamente, 65/75 centímetros do exaustor e contemplar uma bancada com cerca de 40 cm de cada lado para poder pousar os tachos quentes.
A bancada onde confeciona os alimentos deve ter, pelo menos, 80 centímetros de comprimento para que possa espalhar os alimentos e utensílios sem necessidade de recorrer a soluções mais distantes de si.
O ‘triangulo de trabalho’ é algo que pode ser adaptado a qualquer tipo e formato de cozinha, das estreitas e compridas às quadradas ou em L. Deixo-vos com um esquema perfeito da www.casaseplanos.com que vos ajudará a perceber onde melhor se enquadra o vosso caso.