A maior parte das pessoas passa grande parte da sua vida num escritório, pelo que a existência de um bom fluxo de energia positiva é muito importante.
O objectivo principal do Feng Shui é estudar as energias de um espaço, seja residencial ou profissional e de seus residentes ou colaboradores e propor mudanças e transformações para se alcançar e ter o equilíbrio e a harmonia.
Se pensarmos que o tema Feng Shui é um assunto de mulheres e os estudos são essencialmente para residências particulares, não é correcto, pois cada vez mais as empresas estão a contratar consultoria em Feng Shui e sendo essas empresas lideradas por homens.
Os principais objectivos dos CEO ou directores das empresas são prosperidade no negócio, bom ambiente de trabalho e que os colaboradores sejam produtivos, pró-activos e motivados. Nos vários projectos que fiz recentemente em que a mudança de espaço da empresa foi comum, ambos procuravam que as obras fossem acompanhadas de um estudo de Feng Shui. Com a escolha certa do posicionamento dos móveis, os materiais e divisão dos espaços podemos estimular a energia chi vantajosa e assim aumentar a produtividade da empresa.
Em primeiro lugar, é estudado o ki das 9 estrelas dos directores e dos vários colaboradores da empresa. Para um consultor de Feng Shui especializado o ki das 9 estrelas é uma ferramenta essencial. Pois com a data de nascimento da pessoa, tem-se a informação do seu perfil energético (se é água, árvore, fogo, terra ou metal) e também quais são as orientações favoráveis e desfavoráveis para cada pessoa. O ki das 9 estrelas também é usado na formação de equipas e na selecção de candidatos nas entrevistas. A compatibilidade de cada colaborador também é revista.
Num projecto de Feng Shui os gabinetes de trabalho e os postos de trabalhos em open space são particularmente importantes e assim sendo, é feito o layout das várias secretárias e tendo sempre a preocupação de que todos estejam trabalhar para a melhor orientação. Evita-se sempre que cada colaborador esteja de costas para a porta e se houver essa situação, recorre-se sempre à solução de colocação de um biombo ou armário de arquivo de modo a criar protecção.
A recepção e a sala de reuniões também são espaços muito importantes, pois são o cartão-de-visita da empresa. As imagens inspiradoras ou da própria empresa, o logotipo e respectivos serviços e a colocação em lugares específicos são estudados com pormenor. Aqui o Feng Shui é uma ferramenta essencial, pois existem paredes específicas para promover a energia da fama e reconhecimento.
Colocar uma fotografia da equipa de colaboradores da empresa, um quadro de objectivos e um quadro de frases inspiradoras são sugestões sempre bem acolhidas.
Os vários equipamentos de apoio, zona de arquivo, zona de cópias, copa e instalações sanitárias também são estudados com especial cuidado. Há também a preocupação de haver um lugar espaçoso e acolhedor na copa, com boas mesas, para que os almoços e as pausas para o café sejam feitas dentro da empresa.
A colocação de várias plantas que limpam o ambiente de trabalho é também aconselhada. As plantas Lírios da paz, as Espadas de S. Jorge e as palmeiras são excelentes para interiores. Segundo um estudo da NASA as plantas Lírios da Paz são as melhores para filtrar o ar.
A secretária é o elemento central num gabinete e o ideal é colocá-la de modo a poder olhar a sala, a porta e as janelas quando estiver sentado. É fundamental manter as secretárias arrumadas e não deixar acumular papeladas. Colocar uma planta junto ao computador também é benéfico, porque diminui a energia electromagnética. Caso passe muitas horas a trabalhar ao computador recomendo o uso de cristais para diminuir as radiações electrónicas, tais como as drusas de ametistas.
Existem alguns métodos de arrumar as secretárias e o Feng Shui dá-nos alguns conselhos e um esquema, ou seja, é aplicado o baguá na secretária (ver imagem).
O centro da secretária é quase sempre ocupado pelo computador – portátil ou monitor. À esquerda coloque uma planta natural (zona da prosperidade), à frente (zona da fama) coloque os cartões-de-visita ou um flyer da empresa. À sua direita poderá colocar a foto com os seus familiares – filhos/companheiro(a). À sua direita também poderá colocar o telefone.
Na estante aconselhamos para manter o arquivo nas prateleiras de baixo e os assuntos correntes ao nível dos olhos.
Outro conselho sugerido é criar semanalmente um dia para “limpar” e organizar o computador: apagar emails e organizar e arquivar os ficheiros. Arquivar papéis e fazer regularmente cópias de segurança do computador é outro conselho e nunca deixar acumular papéis e tralha.
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