Até ao final de dezembro, os clientes das lojas IKEA vão poder apoiar projetos educativos para crianças de países em desenvolvimento. A Campanha de Peluches para a Educação está de regresso às lojas da marca sueca, a nível mundial, entre 1 de novembro e 27 de dezembro.
Esta é a 13ª edição do projeto, fruto de uma parceria entre a IKEA Foundadion, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Ciência e Educação (UNICEF) e a organização não governamental Save the Children. O objetivo é ajudar mais crianças a ter acesso à educação através da venda de peluches e livros infantis nas lojas IKEA: por cada item vendido, a instituição filantrópica do Grupo IKEA doa 1 euro para projetos na área da educação das organizações envolvidas. Por sua vez, a UNICEF e a Save the Children usam os donativos para dar formação a professores, melhorar os sistemas de proteção de crianças, garantir o fornecimento de materiais educativos e o aumento das taxas de frequência escolar.
Nestes 12 anos de campanha, a IKEA Foundation doou 77 milhões de euros a 11 milhões de crianças de 46 países.
Em Portugal, pode-se ainda aderir à iniciativa “Doe um peluche, ofereça mais um sorriso”, que permite doar um peluche às crianças beneficiárias da Cruz Vermelha Portuguesa. Desde 2011, a IKEA Portugal e os seus clientes já ofereceram mais de 15 mil peluches a crianças em Portugal.