Monsanto, que em outros tempos também foi eleita a ‘Aldeia mais Portuguesa de Portugal”, é a única presença portuguesa na lista elaborada pela Associação de Agências de Viagem do Japão, que convidou as empresas filiadas a votarem nas 30 aldeias e vilas mais bonitas da Europa. Mais de 300 agentes de viagens e profissionais do turismo participaram na votação.
A distinção foi entregue no passado domingo, 24 de abril, durante a visita a Monsanto de representantes daquela entidade japonesa ligada ao turismo, ao presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.
“É um momento que reconhece o trabalho que tem sido desenvolvido na promoção do concelho de Idanha, seu património natural e histórico-cultural. O facto de Portugal ter em Monsanto um ícone turístico para as agências de viagens japonesas, um mercado com 120 milhões de potenciais turistas, é um aspeto diferenciador que tem de ser promovido pelo país”, disse o autarca.
A atribuição desta distinção “deve-se à extraordinária beleza, história e riqueza cultural desta localidade”, explicou Kotaro Kogi, representante da Associação de Agências de Viagem do Japão, com a expectativa de que “através do turismo seja possível estreitar os laços entre Portugal e o Japão”.
A associação está a divulgar a lista das 30 aldeias e vilas mais bonitas da Europa numa publicação com uma tiragem de mais de 100 mil exemplares, um importante veículo de divulgação da localidade junto dos mercados japoneses.