A Melom deixa algumas dicas para restaurar, reciclar e reutilizar em casa.
– Restaurar móveis é sustentável e, ao mesmo tempo, pode ser um ótimo passatempo. Aproveite um móvel antigo ou que já não seja do seu agrado e dê-lhe uma nova roupagem. Basta lixar, pintar e mudar puxadores para ficar com um móvel completamente renovado que vai dar uma nova cor à sua casa.
– Faça a sua própria iluminação. Aproveite uma garrafa de vidro para fazer a base do candeeiro ou use a sua criatividade com utensílios de cozinha, por exemplo, para fazer o abajur. A imaginação é o único limite e irá ter peças únicas na sua decoração.
– Em casa, há muita coisa que podemos reutilizar, dando uma nova função a um objeto que estava pronto para ir para o lixo orgânico ou para a reciclagem. Por exemplo, pode utilizar rolhas de cortiça para fazer uma base para pratos quentes.
– Sementes de frutas e vegetais não precisam ir para o lixo. Plante-as no quintal ou em pequenos vasos, faça uma horta caseira ou inicie sua compostagem doméstica, reduzindo os resíduos orgânicos, emissões de gases de efeito estufa e aliviando aterros sanitários.
– Se tiver uma casa ou um apartamento para restaurar, é muito importante fazer um planeamento exaustivo e traçar objetivos. Quando bem preparada, uma reabilitação permite renovar por completo o espaço mais deteriorado e poupar bastante dinheiro no processo. Na recuperação e na decoração, juntar o antigo ao novo é sempre uma opção mais sustentável.
MELOM Obras, Rede N.º1 de Obras em Portugal.
Contactos: 707 201 201 ou melom.pt