Apesar de ser uma fase feliz para a maioria das mulheres, a maternidade traz consigo muito cansaço, preocupação e ansiedade. Nesse sentido, um grupo de investigadores da universidade americana George Mason, descobriu que ser mãe envelhece mais as mulheres do que o tabaco ou a obesidade.
Os cientistas analisaram duas mil mulheres com idades entre os 20 e os 44 anos e descobriram que a diminuição dos telómetros – a parte dos nossos cromossomas associada à idade e longevidade – se acelerava quando se tinha filhos.
Ou seja, a diminuição dos telómetros é um processo natural, que acontece gradualmente com o passar dos anos, mas que a maternidade torna mais precoce.
E como se tal não bastasse, de acordo com a surpreendente investigação, quanto mais filhos se tem, menores serão os telómetros
Anna Pollack, uma das investigadoras, disse, “Descobrimos que mulheres que tinham cinco ou mais filhos tinham telómetros menores em comparação com aquelas que não tinham filhos, ou mesmo com as que tinham um, dois, três ou mesmo quatro“.
Estar sentado durante várias horas, fazer longas viagens entre a casa e o trabalho, não atingir orgasmos e não dormir o suficiente são outras formas de encurtar a longevidade. E o motivo é o mesmo por detrás da maternidade: o aumento dos níveis de stress que, a longo prazo, desgasta os nossos órgãos e cérebro.
Apesar das conclusões do estudo, verificou-se que ser mãe por volta dos 30 anos de idade, diminuía estes riscos.