Eric Rimm é professor na Harvard T.H. Chan School of Public Health e, em entrevista ao New York Times, fez uma recomendação algo polémica. Ora, para Rimm, caso não consigamos resistir a acompanhar o nosso hambúrguer com batatas fritas, a dose deste aperitivo deve ser limitada a apenas seis!
Eis a opinião do especialista: “Não há muitas pessoas a mandar para trás três quartos da dose de batatas fritas. Eu acho que seria positivo se a refeição fosse servida com uma salada e seis batatas“. Caso ache esta declaração um pouco estranha, saiba que Eric não está sozinho.
Embora com uma postura ligeiramente menos radical, o Departamento de Agricultura de Beltsville recomenda que a dose de batatas fritas seja de cerca de 12 a 15 palitos. Lindsay Moyer, nutricionista do Center for Science in the Public Interest, acrescentou, em conversa com o Times, que importa mais olhar para o número de batatas ingeridas do que para a qualidade do óleo ou outra gordura utilizada para as fritar.
E um estudo de 2017, publicado pelo The American Journal of Clinical Nutrition, parece confirmar todas estas posições. Os resultados mostraram que os participantes que comiam batatas fritas entre duas a três vezes por semana tinham um risco de mortalidade bastante mais elevado do que aqueles que não tinham tal hábito. Ainda assim, não faltaram reações cómicas pela internet, e a apresentadora do programa Top Chef, Padma Lakshmi, é prova disso: “Não tenho tempo para este tipo de negatividade na minha vida, neste momento“, escreveu, no Twitter.