Se o seu Natal foi passado em família, num momento de amor, confraternização e na abundância de uma mesa repleta das tradicionais iguarias, agradeça por isso.
No entanto, este ambiente é muito convidativo a cometer excessos no que toca à alimentação e não é raro sentir os desconfortos digestivos, típicos de quem comeu demais, normalmente alimentos que em nada favorecem a saúde.
Farinhas? Açúcar? Leite? Os ingredientes brancos que criam um cenário negro para o seu corpo e que estão presentes nas tradicionais receitas de Natal.
O resultado é sempre o mesmo, sente-se inchado, com dificuldades em fazer a digestão, eventualmente com alguma flatulência ou obstipação, fica mais cansado ou com menos energia e se continuar a comer o que sobrou nos dias seguintes será inevitável que se comece a acumular aquela gordurinha que ninguém quer e que a balança confirma.
Por isso o meu primeiro conselho é que restrinja os excessos apenas à véspera e ao dia de Natal.
Depois dos excessos do Natal, deverá também incluir no seu regime alimentar, alimentos da família das crucíferas, tais como os vários tipos de couves: brócolos, couve-flor, couve portuguesa, couves de bruxelas, couve-roxa e também espinafres, agrião, nabo, rabanete, etc. Estes alimentos activam enzimas que têm um importante papel na desintoxicação do fígado.
A inclusão destes alimentos num regime saudável a seguir ao Natal, juntamente com a ajuda das 5 plantas medicinais que indicarei de seguida, irão dar-lhe uma ajuda preciosa para recuperar de todos os excessos cometidos.
Todas estas plantas têm uma acção adjuvante das funções do fígado, promovendo uma boa digestão em geral, para além de possuírem também uma importante acção antioxidante e anti-inflamatória.
Cardo Mariano
Coloque uma colher de chá das folhas da planta para uma chávena de água acabada de ferver. Deixe repousar por 10 minutos, coe e está pronto para beber. Beba 3 chávenas por dia.
(Não utilizar em caso de obstrução das vias biliares, nem durante a gravidez ou amamentação)
Dente-de-Leão
Utilize 3 a 4 gr. da planta por chávena de água a ferver. Deixe repousar por 10 minutos, coe e está pronto para beber. Beba 3 chávenas por dia, uma hora após as refeições.
(Deverá consultar um profissional especializado antes de utilizar a planta em caso de obstrução das vias biliares)
Boldo
Utilize 3 gr. da planta por chávena de água a ferver. Deixe repousar por 10 minutos, coe e está pronto para beber. Beba 3 chávenas por dia.
(Deverá consultar um profissional especializado antes de utilizar a planta em caso de obstrução das vias biliares).
Curcuma ou Açafrão da Índia
Rale a quantidade de 1 dedo mindinho da raiz para 1 chávena de água a ferver. Deixe repousar por 10 minutos, coe e está pronto para beber. Beba 2 ou 3 chávenas por dia.
(Não utilizar em caso de gravidez ou amamentação)
Gengibre
Rale a quantidade de 1 dedo mindinho da raiz para 1 chávena de água a ferver. Deixe repousar por 10 minutos, coe e está pronto para beber. Beba 2 ou 3 chávenas por dia.