Em tempos de isolamento, alguns aparelhos domésticos tornam-se nos nossos melhores amigos. Fazer e comer todas as refeições dentro de casa implica em lavar muita loiça… se não fossem as máquinas de lavar loiça! Mas com mais uso vem mais gasto com água, energia, e desagaste natural do aparelho.
Uma dica importante é ligar a máquina apenas quando esta estiver cheia. Pode ser difícil acumular a loiça por muito tempo, mas se lavar tudo de uma vez evita o desperdício de água. A marca de eletrodomésticos Beko recomenda que se “organize a distribuição dentro da máquina de lavar louça. Para obter melhores resultados de limpeza, o ideal é aproveitar as áreas projetadas para cada tipo de louça dentro das bandejas.”
Outra dica é ter atenção aos programas: Segundo a OMS, as bactérias são eliminadas quando atingem 56ºC. Os programas intensivos que mantêm uma temperatura constante acima de 60ºC e apresentam uma duração variada de 23 a 50 minutos, são os que garantem a eliminação dos microorganismo e sujidade incorporado.
A última dica divulgada pela fabricante de máquinas de lava loiça é estar atento à manutenção! “Cuidar de eletrodomésticos não ajuda apenas a manter um bom desempenho como também prolonga a sua vida útil. Graças aos avanços da tecnologia, no caso das máquinas de lavar louça, já existem programas de auto-limpeza, que realiza um ciclo de manutenção de aproximadamente uma hora. Além de aplicar este programa uma ou duas vezes por ano, deve-se fazê-lo com o aparelho vazio e com a adição de um produto de limpeza para a remoção de calcário.”