A pandemia do novo coronavírus levou muitas pessoas a revisitarem o famoso slogan “vá para fora cá dentro”. As escapadelas perto de casa estão a tornar-se, cada vez mais, uma opção popular, devido às restrições e constrangimentos que se verificam nas viagens, que incluem (mas não se limitam a) voos muito limitados, aviões e terminais cheios, proibições internacionais e requisitos domésticos de quarentena.
De acordo com o Dr. Robert A. Norton, professor de Saúde Pública na Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, o arrendamento de casas a curto prazo é uma das alternativas mais seguras neste momento. “Penso que é correto que o arrendamento de casas e de apartamentos de férias predomina agora. Prevejo que essa tendência continue”, contou à revista “People”.
A popular plataforma Airbnb, que recentemente anunciou um guia para destinos internacionais e um protocolo de limpeza mais rigoroso para os seus anfitriões, confirma que as reservas estão a aumentar, enquanto a distância de casa diminui. “Em algumas cidades, como São Francisco [nos Estados Unidos] e Toronto [no Canadá], a média de estadias praticamente duplicou”, lê-se no blogue da empresa.
Porquê arrendar?
Arrendar uma casa inteira através de plataformas como, por exemplo, o Airbnb, o Booking ou o HomeAway, significa que não se cruzará com outros hóspedes ou funcionários durante a sua estadia, como aconteceria se ficasse num hotel. Ainda assim, é importante ter consciência da limpeza ao fazer o check-in e desinfetar as áreas principais, diz Norton.
“Quando chegar, faça uma inspeção cuidadosa à propriedade, assegurando que tudo parece estar limpo, incluindo a roupa de cama. Usar uma máscara durante a inspeção ajudará a evitar melhor a infeção, caso o espaço arrendado esteja contaminado com o coronavírus”, explica. “A poeira e a sujidade devem sempre fazer soar alarmes na sua mente”.
Mesmo que a casa aparente estar limpa, passar desinfetante nas áreas mais propícias ao toque como, por exemplo, bancadas, interruptores e maçanetas, é sempre uma boa ideia. Norton sugere ainda lavar a loiça e ferramentas de cozinha.