A 31 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Poupança, uma data importante e que deve ser recordada, uma vez que cuidar da nossa vida financeira é algo que deve fazer parte do quotidiano.
Garantir a nossa saúde financeira pode significar um futuro melhor, mais confortável para si e para a sua família. Aproveite esta dia comemorativo para começar a pensar como pode poupar. Nunca é tarde! Por isso mesmo, deixo aqui três dicas que podem ajudar:
1. Estabeleça um compromisso
Criar um compromisso consigo mesmo(a) é fundamental, mesmo no que toca às finanças pessoais. Defina para si que vai comprometer-se a colocar de parte um valor do seu ordenado todos os meses para uma poupança, que poderá ter diversas finalidades como, por exemplo, a criação de um fundo de emergência. Uma salvaguarda tão importante é nos dias de hoje.
Este compromisso passa também por controlar o que definiu como objetivo a ser alcançado, isto porque o acompanhamento é fundamental para perceber como está a correr, se está a cumprir corretamente e quanto tempo falta para lá chegar.
2. Negoceie tudo o que for possível
Cada um de nós deve olhar para as responsabilidades mensais e perceber como pode poupar e por onde começar. Olhe para as suas despesas como um ponto de partida para depois poder perceber onde gasta mais dinheiro e como se pode organizar para conseguir poupar.
Sabia que pode (e deve) renegociar os seus seguros todos os anos? Porquê? Porque pode estar a pagar por exemplo por coberturas que já não fazem sentido para si atualmente. Sabia que é aconselhável falar com o seu banco ou financeira e perceber como pode reduzir a prestação de um crédito? Se olhar para as despesas a pensar na solução, e não no problema, com o passar do tempo, vai conseguir poupar dinheiro .
3. Envolva a família no processo
Juntos somos mais fortes”. Partilhar determinados conceitos sobre a organização e gestão das poupanças, com o objetivo de poupar, faz toda a diferença, principalmente se existirem crianças. Isto porque é cada vez mais importante que elas aprendam conceitos fundamentais sobre o dinheiro, para que serve, como se ganha, etc.
Uma das grandes vantagens é que todos passam a ter consciência da importância e repensam a própria relação com o dinheiro, tornando assim as decisões financeiras mais seguras e assertivas.
O dia Mundial da Poupança é um relembrar de quão importante é olhar para o seu significado, e o porquê da sua existência. Termos estes conceitos sempre presentes no nosso dia-a-dia faz toda a diferença para o equilíbrio da nossa vida financeira. Logo, comece já a organizar e a pensar como pode fazer para que as suas finanças pessoais se tornem mais simples.
Para saber mais dicas, não perca todas as novidades no Facebook, Instagram e LinkedIn.