
Estamos a chegar ao mês de dezembro, que representa estar em família, fazer um balanço deste ano que está a terminar e fazer planos para o novo ano. E, também, é um mês de planeamento para as despesas que implicitamente estão associadas, às prendas, à ceia de Natal, etc.
Assim sendo, é fundamental prepararmo-nos para todos os gastos necessários para este mês que se avisinha, com muito foco e planeamento. Nesse sentido, aqui ficam algumas dicas que pode por em prática:
- De acordo com o orçamento definido para das compras de Natal, organize muito bem a lista com detalhes como, por exemplo, a quem vai dar determinadas prendas e os respetivos valores. Pode fazer um planeamento antecipado, analisando e comparando preços online, de modo a fazer escolhas mais em conta. Já sabe: não espere pelo mês de dezembro para comprar à pressa. A pressa é a inimiga da carteira porque faz com que se gaste mais do que o previsto, e não é isso que se pretende. Registe esses gastos e, no fim, verifique se não fugiu do plafond.
- Faça as compras online. Desta forma, pode comparar preços e aproveitar as promoções sem sair de casa ou ter de enfrentar as temidas filas. Aproveite e embrulhe em casa, personalizando a prenda com o nome de cada um. Caso opte por esta alternativa, deve começar o mais rápido possível, para garantir que as encomendas chegam a tempo.
- Fixe um limite máximo de valor total para as compras que vai fazer. Assim, poderá controlar melhor os gastos e, depois, ver detalhadamente em que compra se excedeu, se isso acontecer.
- Se fizer as compras de Natal nas lojas físicas, vá sozinha e tenha atenção para não comprar por impulso. É muito comum que isto aconteça, por exemplo, quando está acompanhada por crianças, que se entusiasmam com vários brinquedos e, por conseguinte, a levam a fugir ao orçamento. O foco é fundamental para o controlo dos gastos! Também é importante que não se esqueça de levar sempre a lista de consigo.
- Uma sugestão que poderá ser interessante e de muita utilidade é a oferta de cartões prenda, que permitem escolher um valor e são uma espécie de garantia de que não vai fugir ao montante estipulado. Pode sondar com a pessoa a quem quer oferecer este tipo de prenda qual é a loja onde mais gosta mais de fazer compras e, desta forma, vai ser mesmo especial!
- Evite ao máximo o uso do cartão de crédito, mesmo comprando online. Estará a gastar dinheiro que não é seu e, normalmente, isso é um incentivo para gastar mais. Para utilizar o cartão de crédito é preciso saber gerir bem o plafond, de modo a não ultrapassar o risco e, com isso, fugir do estipulado. Vai ter de pagar a compra mais cedo ou mais tarde, portanto compre considerando o valor definido na sua conta para esse valor.
- Caso receba o subsídio de Natal no mês de novembro, não o gaste todo. Quanto mais bem planeadas forem as compras para este Natal, menos gastará. Aproveite e faça uma poupança com uma parte do subsídio para os seus filhos, ou mesmo para si. Com um objetivo bem definido, poderá terminar o ano a poupar e, ainda, criar um bom hábito – caso ainda não o tenha.
Todas as contas são importantes, principalmente numa altura como a do Natal!
Para saber mais dicas, não perca todas as novidades no Facebook, Instagram e LinkedIn.