Os dois maiores planetas do sistema solar estão prestes a “colidir”, num evento raríssimo que não sucede desde a Idade Média. A 21 de Dezembro, Júpiter e Saturno irão estar tão próximos que se assemelharão a um “planeta duplo”. Da Terra, este evento será visível sob a forma de uma luz muito brilhante no céu.
“Alinhamentos entre estes dois planetas são raros, ocorrendo a cada 20 anos, aproximadamente, mas esta conjunção é excecionalmente rara pela proximidade que os planetas parecerão ter entre si. Teríamos de ir tão longe quanto 4 de Março de 1226 para ter um alinhamento entre estes objetos visível no céu noturno“, revelou o astrónomo Patrick Hartigan à Forbes.
Historicamente, este fenómeno ficou conhecido como “A estrela do Natal” ou “Estrela de Belém” e acredita-se que a estrela na história dos Três Reis Magos tenha sido uma rara conjunção tripla entre Júpiter, Saturno e Vénus. De acordo com a Forbes, este ponto brilhante será visto em qualquer lugar em que o céu esteja limpo, cerca de uma hora após o pôr-do-sol, a 21 de dezembro. O próximo? Apenas a 15 de Março de 2080!