Por norma, entramos num novo ano cheias de motivação. Queremos fazer mais e melhor, queremos atingir coisas que, em tempos, eram apenas sonhos. Por isso mesmo, as resoluções de início de ano tornaram-se prática recorrente – mas nem sempre cumpridas.
Posto isto, além deste truque que lhe revelámos, há algo mais que nos pode ajudar a definir metas para o ano, bem como a cumpri-las. Por vezes, é mais fácil consegui-lo ao visualizar certas coisas. E é aí que surgem os moodboards.
O que são?
Os moodboards são, no fundo, painéis com referências visuais destinadas a determinados projetos. Usados normalmente na arquitetura e design, podemos também aplicá-los aos nossos objetivos e desejos pessoais.
Nesse sentido, esta semana, como desafio #cartabranca, decidi colocar mãos à obra. A sugestão veio de uma amiga, que decidiu traduzir cada objetivo que tinha para 2021 numa fotografia, e misturá-los numa única imagem.
Ora, esta é uma tarefa que pode ser realizada através de recortes de revistas e jornais, por exemplo, ou apenas juntando imagens pessoais ou que encontre na internet. A ideia é fazer uma colagem – que pode incluir frases – de tudo aquilo que deseja para o ano que acabou de começar.
No meu caso, optei por fazer um moodboard virtual. Defini alguns desejos que tenho para 2021 e procurei no Pinterest imagens que os definissem. Depois, usei a plataforma Canva para fazer uma colagem ao meu gosto (esta pode ser feita em qualquer site ou mesmo programa que tenha no computador).
O processo
Bom, creio que qualquer pessoa com “queda” para as artes vai gostar de compor um moodboard. Assim que comecei o meu, não consegui parar até o finalizar (e já era tarde!). Visualizar aquilo que desejo e juntar tudo numa única composição deu-me uma satisfação imensa, bem como uma maior esperança de conseguir realizá-lo.
Está comprovado que, quando criamos o hábito de visualizar os nossos objetivos – quanto mais detalhe, melhor -, estes se tornam mais fáceis de atingir. Talvez pelo simples facto de esta rotina nos motivar e nos dar a confiança necessária para fazer de tudo para os conseguir. E é por isso que acredito que todas devíamos ser fãs dos moodboards.
O meu tornou-se, imediatamente, o wallpaper do meu computador e telemóvel. Quero lembrar-me, todos os dias, que sou capaz de atingir qualquer que seja o meu desejo para 2021 – desde o mais “pequeno”, ao “maior”. Sempre que me sinto ansiosa ou mais em baixo, olho intencionalmente para cada imagem, para resgatar alguma motivação.
Se isto resolve problemas? Não sei. Mas, pelo menos, dá-me o entusiasmo (mas também a paz) de que preciso para encarar cada dia. Afinal, a vida é muito mais interessante quando temos sonhos para cumprir. E é precisamente isso que o moodboard nos lembra.
Contem-nos as vossas histórias, identifiquem a ACTIVA e utilizem a hashtag #cartabranca. Até breve!