As cores têm um enorme efeito no nosso estado de espírito. Algumas acalmam-nos, outras fazem-nos sentir inquietos. Ora são as primeiras de que precisamos em nossa casa, principalmente depois de período tão desafiante, que começou em 2020, onde a incerteza e a insegurança pautam parte da vida de todos. A casa tornou-se o nosso refúgio e faz sentido que a cor das suas paredes transmita tranquilidade e nos transporte para cenários aconchegantes e confortáveis, onde nos sentimos mais protegidos.
Um tom neutro, mas caloroso, foi mesmo a escolha da equipa de designers e especialistas da PPG para a cor do ano, uma inspiração que procurou ir buscar a leveza e suavidade dos tons mais claros, elegantes e naturais, mas num tom mais quente, o bege, uma categoria habitualmente associada a ambientes calmantes.
O Beige Plage é o exemplo perfeito de um bege que, com um toque de vermelho, se torna num tom quente. É versátil e descontraído, podendo ser uma solução para grandes espaços abertos, combinado com outros tons bege e pastel, ou toques de branco, ou usado como base de um cenário mais ousado, combinado com tons fortes, como ‘terra’, cor de tijolo, um verde ou um azul escuro. Para um ambiente ultra contemporâneo, pode ainda ser combinado com uma tonalidade mais viva como um rosa ou um laranja.
Gonçalo Cunha Gomes, Marketing Manager da PPG Dyrup, adianta que “a escolha da cor do ano resulta de um estudo de cores e tendências, conseguido pelos nossos estilistas e designers internacionais. A cor que é apresentada anualmente, bem como a análise do seu conceito e inspiração, dá o mote do que poderá ser a tendência do ano seguinte, inspirada em inúmeros parâmetros e áreas, desde a moda à decoração. Enquanto especialistas em Cor, o nosso propósito é dar visibilidade às paletas de tons que irão suportar as escolhas dos nossos clientes ao longo do ano, mas também todos aqueles que se interessam por cor ou se sentem inspirados pelas tendências da decoração, a cada ano”.