O exercício físico é essencial para o bem-estar do seu amigo de quatro patas. Mas, por vezes, pode ser difícil perceber se está a proporcionar-lhe o devido tempo de brincadeira ou passeio. Nesse sentido, a Edgard & Cooper partilha uma fórmula que pode ser bastante útil!
Ainda assim, há que alertar para o facto de as necessidades de cada cão dependerem de fatores como idade, raça e saúde.
Cachorrinhos
Estes são aqueles que mais energia têm, pelo que tal se traduzirá na também maior necessidade de tempo para a gastar. A marca partilha a seguinte fórmula: multiplicar o número de meses do cachorro por cinco. O resultado é o tempo que cada passeio deve durar – e deve fazê-lo duas vezes ao dia.
Por exemplo, para um cão de quatro meses, há que fazer dois passeios de 20 minutos cada.
Cães Adultos
Neste caso, tudo se resume à sua raça e saúde. Algumas raças são mais ativas do que outras. Terriers, Border Collies e Retrievers, por exemplo, precisam de cerca de 1 a 2 horas de exercícios por dia. Outras raças de cães como Chihuahuas, Pomeranians ou Maltese precisam de cerca de 30 minutos de exercício por dia. No geral, a meia hora é o mínimo diário. Porém, se tiver alguma dúvida, procure informar-se com o seu veterinário, sobretudo caso haja algum problema de saúde.
Cães Sénior
Nesta fase, o exercício continua a ser de extrema importância. Porém, há que ajustar a intensidade da atividade à saúde e mobilidade do cão, devido às articulações. Várias caminhadas curtas durante o dia são boas opções, tal como a natação.