Uma esmagadora percentagem das mulheres a nível mundial (98%) tem sido afetada pela crise do custo de vida, com mais de metade a relatarem ter ansiedade em relação ao futuro (57%) e acima de um terço a sentirem que não têm controlo da situação financeira (35%). Além disso, muitas carregam culpa por não conseguirem providenciar o suficiente para a sua família (34%).
Este é o cenário que nos traz um novo estudo global realizado pela Avon, que envolveu participantes de oito países e três continentes diferentes. As conclusões dizem ainda que 92% das inquiridas foram obrigadas a desistir de gastos considerados supérfluos, incluindo fazer refeições fora de casa, ir de férias e comprar roupa.
Sem surpresas, uma área particularmente afetada é a dos cosméticos. Só este ano, 38% desistiram dos seus produtos de marca preferidos, dando prioridade a alternativas mais económicas; 25% deixaram de comprar perfumes; 22% abdicaram da maquilhagem e 19% cortaram nos produtos de cuidados com a pele.
A era do rendimento extra
Quatro em cada cinco mulheres (80%) em todo o mundo já consideraram ou consideram ter um rendimento extra, de modo a aumentarem a sua capacidade financeira. Cinquenta e quatro por cogitam esta possibilidade para fazerem face às despesas, enquanto 36% pretendem voltar a conseguir suportar pequenos luxos de outrora. Já 21% têm a intenção de comprar os seus produtos de beleza favoritos.
A Avon oferece uma solução atrativa, tendo feito várias melhorias no seu modelo de vendas, visando providenciar oportunidades mais flexíveis para a nova geração de revendedoras poder crescer financeiramente. Estas reformas incluem a aplicação Avon On, que permite às colaboradoras conectarem-se com os clientes e venderem produtos online. A empresa criou ainda um modelo de compensação personalizado líder de setor, o Avon Rewards, que começa logo desde a primeira venda.