“Does this spark joy?” há muito que deixou de ser uma mera pergunta para se tornar num autêntico movimento. Para os fãs do método de arrumação e organização de Marie Kondo, ler as palavras acima significa um sorriso automático e quase involuntário. Para quem não está por dentro do assunto, nós explicamos: Marie Kondo é uma especialista em organização, que tem um programa de televisão e vários livros sobre este tema, onde explora os seus métodos de sucesso para uma casa – e vida – organizadas.
A premissa é perceber se aquela peça de roupa ou se aquele objeto lhe desperta alegria. Se assim não for, não adianta ficar com ele, porque não vai acrescentar nada nem aos seus dias, nem à sua vida. Pegando neste princípio, que culmina numa casa mais minimalista e onde impera o essencial, Marie Kondo mostra que também é possível aplicá-lo na forma como limpamos cada divisão. E aqui a especialista garante que a sua rotina mudou muito ao longo dos anos e que, atualmente, só tem um produto de limpeza em casa.
“Como?” talvez seja a pergunta que paira na sua cabeça. E a resposta é simples e passa por estas dicas: segundo Marie Kondo, lavar a banheira deixou de ser um bicho de sete cabeças porque já não usa qualquer tipo de produto. Depois do banho, passa água fria pela banheira e, a seguir, limpa o excesso com um pano. Para limpar o chão de sua casa usa apenas um pano húmido. Basta um pano de algodão comum que, assume, perde a cor muito facilmente, o que não lhe dá alegria, como diz, mas que cumpre o propósito. Depois de os lavar, a seguir a cada utilização, dobra cada pano seguindo os mesmos princípios com que ensina a dobrar a roupa.
Também a limpeza do fogão não envolve qualquer produto. Depois de cozinhar, Marie Kondo limpa a superfície do fogão com um pano molhado em água quente. E garante que a gordura sai toda. Na verdade, a especialista em organização confessa: “Acredito que uma limpeza simples e eficaz passa por usar o mínimo de produtos e equipamentos para limpar. No meu caso, o que me dá alegria é esta abordagem simples em que tenho apenas um produto de limpeza em casa, o que me permite não ter que pensar ou escolher na hora de limpar. Felizmente para mim, é cada vez mais fácil encontrar produtos para todo o tipo de superfícies que são bons para o ambiente”.
Além da parte prática, Marie Kondo afirma que não há alegria comparável àquela de olharmos para o sítio onde arrumamos os nossos produtos de limpeza e tudo estar organizado e com espaço. E que essa visão é inspiração suficiente para querermos limpar cada cantinho da nossa casa.