Maria Valente
Assessora de imprensa e criadora de conteúdos
“Quando pensei na decoração desta mesa, pensei sobretudo em tons claros com o contraste do preto, que lhe conferia sofisticação, as velas brancas… As bolas, também elas brancas mate e outras em veludo verde, são o apontamento que mostra que o Natal está nos pequenos detalhes. Não precisamos de sair a correr para comprar tudo em vermelho e verde e depois arrumar durante um ano para voltar a usar. Gostava de transmitir a quem me segue que a mesa de Natal mais bonita é aquela que é feita com amor e para os nossos.
Faço questão de fazer as decorações mais bonitas na minha casa, apesar de ir celebrar sempre esta quadra em casa da minha mãe. Sempre gostei de decorações simples e ao mesmo tempo sofisticadas, fugindo à típica decoração natalícia. Ao criar esta mesa, queria algo que fosse ao encontro da decoração da minha casa, para que prevalecesse a harmonia, e para isso tinha de fugir às cores da época. O arranjo floral e as pequenas coroas deixei a cargo da Bolotta Floral e ficou tal e qual como desejava, com as plumas, as rosas em tons pastel e até as hortênsias, criando a atmosfera delicada e sofisticada que quero para este Natal. O faqueiro, as loiças e os copos encaixam na perfeição naquela que é a temática deste ano: simples, natural e sofisticado.”
A manhã do dia 25 é a manhã mais bonita de todas, e normalmente quando acordo a minha mãe já tem a lareira acesa para mim e umas supermeias para calçar e andar assim pela casa o dia todo. E ao final do dia regresso a minha casa e aí faço sempre um jantar especial, usando as minhas decorações.”
Veja os detalhes da mesa de Natal de Maria Valente na fotogaleria abaixo.
Viviane Leote
Empresária na área da restauração
“A nossa árvore e mesa têm a ver com a minha cor favorita da vida, que é o azul. Já tentei outras cores mas não fui tão feliz. A minha casa é azul, o meu serviço de jantar mais especial é azul e até a minha roupa para esse dia é muitas vezes azul. O azul transmite-me sempre tranquilidade, dá-me uma sensação de segurança. Todos os anos altero sempre qualquer coisa na árvore e na decoração, mas aproveito também coisas que já tenho. É um misto de reutilizar e poupar, mas também de criar qualquer coisa de novo. Decoramos a casa para o Natal sempre a seguir ao dia de anos dos gémeos, a 15 de Novembro. É nessa semana que entramos no espírito natalício. Adoro a casa decorada, por isso estico sempre um bocadinho. O Natal para nós é um dia mesmo especial, porque a minha filha Vitória faz anos no dia 25, portanto depois da noite de consoada vem o pequeno almoço especial e bolo de anos…
Hoje, com a família do meu marido, que é pequena, tenho um Natal bastante mais calmo. Tudo gira em torno dos meus filhos…”
Veja os detalhes da mesa de Natal de Viviane Leote na fotogaleria abaixo.
Fotos: DR
Artigo originalmente publicado da revista ACTIVA de Dezembro de 2020