Por que é que isto acontece? As razões do horror a esta disciplina podem ir do azar de ter tido um professor ‘desmotivador’, passando pelo trauma herdado dos pais (mesmo que inconscientemente), até à enorme pressão para terem boas notas (porque esta disciplina é fundamental em muitas das profissões ditas de futuro).
A matemática dá trabalho. Esta é uma verdade de La Palisse mas nunca é demais repeti-la. Pensar que se nasce com o dom e que tudo flui naturalmente não corresponde à verdade. Qualquer aluno que tenha boas notas a matemática pode confirmá-lo. Então, como é que estudar para esta disciplina pode passar de penoso a prazenteiro? Não se deixando derrotar pelas dificuldades e treinando, muito. “Matemática é como o surf, não se pode ter medo do mar, mesmo quando se cai da prancha, e há que treinar, treinar, treinar, porque a técnica vem com a prática”, diz Ana Rodrigues, Professora universitária de Matemática.
Como é que Cristiano Ronaldo chegou onde chegou? Porque treinou muito, porque quando os outros acabavam o treino ele continuava, porque lhe dava prazer treinar e obter bons resultados e não se deixava abalar com o erro. No fundo, é a prova de que aquela ideia do sucesso ser 10% inspiração e 90% transpiração é verdadeira.
COMO MELHORAR A NOTA A MATEMÁTICA
Para Paul Dawkins, professor de matemática na Universidade Lamar, EUA, os alunos que não têm boas notas a matemática pertencem a uma de 3 categorias: ou não têm bons hábitos de estudo, ou os seus métodos de estudo não são eficientes, ou não estudam o suficiente.
Se os alunos querem dar a volta às notas más ou baixas há que pôr em prática estas dicas:
. Na matemática não se pode ser um mero espetador. Para aprender os conceitos matemáticos tem de ver e ouvir com atenção o professor, tomar notas, resolver os problemas na aula e fazer muitos exercícios em casa. Não pode estudar apenas no dia anterior ao teste.
. Precisam de entender os princípios. Não dá para memorizar apenas as fórmulas, tem de saber em que altura e de que forma as deve utilizar e para isso (já se sabe) há que treinar. Ter vários livros de exercícios à disposição ajuda (os alunos podem perguntar ao professor quais os que aconselham), ir à net procurar enunciados com exercícios semelhantes é uma alternativa.
. Devem ser bons leitores. Se eles não gostam de ler, vão ter dificuldades a português, a interpretar textos e problemas de matemática. “Normalmente, um aluno que não consegue resolver problemas é também um aluno que também tem notas baixas a português, pois os problemas são uma questão de linguagem, de interpretação, porque depois de se ‘traduzir’ o que lá está pedido para linguagem matemática é só resolver as equações”, diz Ana Rodrigues.
. Matemática é cumulativa. E aqui reside uma das grandes dificuldades desta disciplina. Não é como em História, em que pode não gostar de estudar a Idade Média mas adorar demorar-se nos pormenores do Renascimento ou da Segunda Grande Guerra. Com a matemática, aquilo que se aprende no 2.º ano é utilizado no 3.º e assim sucessivamente. Quando se perde o barco, o melhor que tem a fazer é voltar atrás, àquilo que falhou e começar daí a trabalhar, trabalhar, trabalhar. Se não conseguir ajudá-los, convém arranjar um bom explicador, aconselha a professora de matemática.
. Não ter medo de esclarecer dúvidas. É normal sentirem dificuldades numa ou noutra questão, ao tentarem esclarecer dúvidas mostram que estão interessados.
. Podem perguntar, por exemplo, quais são os erros que mais se comete naquele tipo de cálculos.
. Fazer exercícios todos os dias, mesmo quando o professor não manda trabalhos para casa. Devem treinar bastante um conteúdo para que a resolução seja quase automática.
. Desistir não é opção. Esbarrou num erro? Há que dar a volta. Um bom aluno a matemática tem de ser perseverante, não pode desistir à primeira.
. Aprender a “ver a matemática além das contas, vê-la de cima. É isso que tento fazer com o programa de televisão ‘Isto é Matemática’ e o livro que lancei com o mesmo nome. As pessoas podem apreciá-la sem saber fazer os cálculos, as continhas, porque a matemática é muito mais do que isso. No fundo é como a música. Todos nós conseguimos apreciar uma peça de Chopin sem saber tocar escalas num piano”, diz Rogério Martins, apresentador do programa ‘Isto é Matemática’ e professor de matemática na Faculdade de Ciência e Tecnologia.
MAIS CONCENTRAÇÃO, POR FAVOR
Como é um dos problemas que mais afeta as crianças, falámos com pais, que nos revelaram as suas estratégias para ajudar os filhos a estudar melhor e a lidar com os números sem medo:
. Televisão desligada, telemóveis no silêncio e fora do espaço de estudo (para não ver a luz do ecrã).
. Ouvir música clássica antes dos TPC.
. Evitar bebidas e alimentos com açúcar.
. Ter o material de estudo todo na secretária antes de começar a trabalhar.
. Antes do estudo, relaxar, pode fazer um puzzle ou uns minutos de meditação/mindfulness para crianças.
. Fazer pausas frequentes, mas sem gadgets.
Estratégias para atinar com a matemática
Ideias para que os miúdos deixem de ver esta disciplina como um bicho papão e comecem a ter boas notas, sem medo, birras e fúrias. Aproveite as próximas férias para criar novos hábitos, mas atenção... com muito tempo para descansar também!
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