Juntar bons vinhos à melhor cozinha é uma opção vencedora que atinge o patamar do extraordinário conforme a excelência dos vinhos escolhidos e o talento do chef responsável pela criação do menu. A próxima edição TASTE@QMdO vai acontecer já amanhã, dia 6 de maio, com um almoço servido pelo portuense Vasco Coelho Santos, um dos chefs de quem mais se fala atualmente. Não só porque ganhou recentemente – em novembro passado – uma estrela Michelin com um dos seus restaurantes, o Euskalduna Studio, mas também porque arrisca novos conceitos desdobrando-se entre, além do já mencionado Euskalduna Studio, o Semea by Euskalduna, o Ogi by Euskalduna (padaria e pastelaria de massa mãe), a Peixaria by Euskalduna e o mais recente Kaigi, de cozinha japonesa.
Levantando o véu, podemos o adiantar que o menu será composto por seis momentos, harmonizados com vinhos especialmente escolhidos por Francisco Bento dos Santos para o momento, que incluem colheitas mais recentes e algumas raridades do produtor. À Gamba com Caril, acompanhada pelo Quinta do Monte d’Oiro Rosé 2020, seguir-se-á a Enguia e Kvass (Quinta do Monte d’Oiro Reserva Branco 2020). Entrará depois a Lula (e um Reserva Branco de 2015) e o Peixe Galo (servido com um tinto de 2000). O único prato de carne é Pombo e Jus (Exaequo 2013) e, por fim, entrará em cena a Rabanada.
No TASTE@QMdO a ideia é simples: explorar a ligação dos vinhos da quinta com as diversas correntes gastronómicas que existem hoje em dia em Portugal. Sem barreiras previamente impostas ao estilo de cozinha, apenas com o desejo de usufruir da ligação ímpar entre comida e vinho.