Mesmo quem é fã da marca, talvez desconheça que a Rituals tem um livro tão belo quanto útil, The Book of Rituals – The Art of Soulfoul Living, concebido para nos ajudar a viver com alma, em harmonia com o mundo e com a vida. A Diretora Criativa da marca, Dagmar Brusse, falou connosco sobre este tesouro que vale a pena descobrir.
Porque decidiu criar este livro?
Vivemos num tempo que oferece um mundo de oportunidades. No entanto, ironicamente, muitas pessoas não se sentem realizadas nem tão felizes como podiam ou deviam estar. Essa foi uma das razões por que criei The Book of Rituals. Acreditamos que tudo se resume a alinhar não só as nossas necessidades físicas (corpo) e mentais (mente) mas também as emocionais (alma). Este livro único foi concebido para dar inspiração e ferramentas para ajudar as pessoas a redescobrir o que precisam, gostam e querem fazer com o seu talento e o seu tempo. As páginas estão repletas de inspiração, orientação e sabedoria que vai inspirar cada pessoa no seu percurso pessoal de bem-estar. Exercícios exclusivos, rotinas, ferramentas e dicas escolhidas em colaboração com pessoas inspiradoras para ajudar a encontrar mais equilíbrio entre corpo, mente e espírito porque é aí que encontramos o verdadeiro bem-estar.
Quanto tempo demorou desde a ideia inicial até o livro ficar pronto?
Este livro é um sonho que esperou muitos anos pelo momento certo. Como deve imaginar, foi um projeto extenso – desde a visualização inicial até à produção deste livro de 500 páginas. Nós sempre operámos na esfera do bem-estar, mas com The Art of Soulful Living [A Arte de Viver com Alma] a evolução da nossa marca entrou numa nova fase. No meu trabalho na marca e na sua identidade criei conceitos de tantas coisas e ideias ao longo dos anos. E elas foram-se juntando. Como num puzzle, cada ideia parecia fazer parte de uma visão mais abrangente. Por isso podemos dizer que foi um projeto que começou há 9 anos, mas só nos últimos 3 o livro passou a ser uma possibilidade concreta. E trabalhar com pessoas inspiradoras, viajar e ter experiências significativas, juntou-se a tudo isso e deu vida ao projeto que levou um ano inteiro a realizar. E o resultado é um verdadeiro tributo à filosofia de bem-estar única da Rituals. Podemos dizer que é a nossa bíblia.
De que forma o livro reflete a filosofia da Rituals?
O livro personifica a nossa filosofia de bem-estar de uma forma sofisticada e artística e está organizado em 13 temas que ajudam a prestar um pouco mais de atenção ao nosso espírito, à nossa versão mais genuína. Cada capítulo abre com uma imersão no ponto chave que foca e evolui através de poesia para refletir, histórias inspiradoras dos quatro cantos do mundo e dicas e ideias práticas para ajudar a alinhar corpo, mente e espírito. Acreditamos que a felicidade pode ser encontrada nas pequenas coisas: seja a apreciar uma simples meditação matinal, uma chávena de chá ou a folhear as páginas de um belo livro que ajude a descobrir e adotar a Arte de Viver com Alma.
Como escolheu esses temas?
O livro é como uma bússola concebida para guiar a pessoa numa jornada de bem-estar que vai despertar o seu verdadeiro potencial humano e os temas são todos positivos, como autenticidade, reflexão, positividade ou gratidão, gentileza e compaixão, que são hábitos que podemos dominar através da simples prática. Cada tema ajuda a criar mais equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Porque a maioria das pessoas dá atenção ao seu corpo e à sua mente, mas o espírito, que é parte intrínseca da nossa humanidade, é muitas vezes esquecido ou negligenciado. Cada tema permite conectarmo-nos connosco para alimentar essa parte espiritual. E, claro, ajudamos com rotinas associadas, pequenos hábitos e conselhos práticos para alcançar esse equilíbrio perfeito e, em última análise, independentemente do que se passa na nossa vida, viver com mais alegria.
Como gostaria que as pessoas usassem este livro?
Idealmente deveriam pegar nele diariamente e ler um pouco de qualquer tópico que lhes desperte interesse naquele momento. Não tem de ser lido de seguida de A a Z e não obriga a grandes mudanças na vida. Algumas pessoas são naturalmente gratas e não precisam de ser guiadas nessa prática, mas talvez estejam interessadas no tema do perdão. Por isso não interessa como as pessoas leem o livro. Escolha só os temas que lhe interessam, ou siga a jornada completa, para libertar o seu verdadeiro potencial e transformar positivamente a sua vida. Esperamos inspirar com sabedoria ancestral, pessoas, poemas, exercícios práticos, receitas e muito mais. O nosso sonho é que ler e folhear estas páginas traga positividade e alegria ao seu dia.