– Faça o TPC – Há tanta oferta que é fácil uma pessoa perder-se entre os pavilhões, entre clássicos e novidades, entre o que lhe interessa e o que nunca vai ler. Por isso organize-se antes de ir: faça uma lista e tome nota das editoras. Hoje isto é ainda mais fácil: faça login no site da feira (feiradolivrodelisboa.pt) e pode escolher os livros que quer comprar, fazer a sua whislist e encontrá-los no mapa. Se fizer este ‘trabalho de casa’ antes de sair de casa, vai perder menos tempo a encontrar o que quer.
– … ou vá à aventura – Isto dito, claro que parte do prazer da feira é passear e encontrar livros de que nunca se teria lembrado e nem sequer sabia que existia, pedir autógrafo aos seus escritores preferidos, rever amigos que não via há anos, comer um gelado ou uma fartura.
– Experimente outra forma de ler – Há estreias como a ‘Audiolivraria’ no Espaço Leya, por exemplo, onde os visitantes vão encontrar um painel de grandes dimensões, como uma grande montra, onde estarão disponíveis vários títulos em versão audiolivro, para que possam experimentar o formato audio através de um QR code.
– Como escolher um livro – Não se fique só pelas novidades nem só pelos clássicos. Qual era aquele livro que viu há tempos e ficou com vontade de ler? Pergunte a amigos que tenham os mesmos gostos: não adianta pedir conselho a quem só lê livros de culinária se a cozinha não é o seu forte, por exemplo. Pergunte àquele seu amigo que lê tudo (toda a gente tem um). Também pode pedir conselhos aos livreiros e às pessoas que estão nos stands, mas se quer fazer isso é melhor ir num dia de semana, quando terão mais tempo para falar consigo.
– Meta conversa – Com os outros leitores num pavilhão, por exemplo. As pessoas gostam sempre de trocar impressões sobre o que leram, e até pode ser que tenham gostos parecidos.
– Antes de comprar – Conselho de amiga: desconfie das capas. Quem vê capas não vê corações. Há livros com capas lindas que não correspondem nada ao que está lá dentro. Antes de levar outro livro para casa, abra-o e comece a ler. Se não lhe apetecer continuar, não leve.
– Abra espaço – Se já está a dizer ‘não posso ter mais livros em casa, não tenho espaço’ antes de ir faça uma vistoria ao que tem na sua biblioteca. Há sempre aqueles que temos a certeza que não vamos voltar a ler. Pegue neles, traga-os quando vier à Feira e deixe-os no Espaço Doação de Livros (fica à direita de quem sobe do Marquês de Pombal). Uma boa técnica é pensar quantos livros quer comprar e levar o mesmo número de casa para doar. Os exemplares que estiverem em bom estados serão dados a Instituições de Solidariedade, para que possam voltar a ser lidos; os que estiverem em mau estado, serão devidamente encaminhados para reciclagem. Se não quiser trazer os seus livros à feira, outros espaços para doação serão por exemplo o site Livrar, ou as Livrarias Déjà Lu, Dona Ajuda ou Bookshop Bivar (esta para quem tenham livros em inglês).
Feira do Livro de Lisboa
Local: Parque Eduardo VII
Horário: De segunda a quinta-feira, das 12h30 às 22h
- sextas-feiras e vésperas de feriado, das 12h30 às 23h
- sábados das 11h às 23h
- domingos e feriados, das 11h às 22h
- 7 de junho, das 12h30 às 23h
- 8 de junho, das 11h às 22