No que toca a exercício físico, de boas intenções está o sofá cheio! Por isso quisemos saber junto de quem realmente sabe o que é preciso para ir da teoria à prática.
“O primeiro passo é começar! Muitas vezes andamos à procura do alinhamento correto das estrelas, à procura de um sinal divino, e na verdade só estamos a adiar. Não existe perfeição e no exercício é igual. Por isso importa começar, dar o primeiro passo”, explica o personal trainer (PT) Bruno Miguel Dias (bmdias.pt).
“O segredo do exercício físico e de o introduzir na nossa vida de forma regular é ter bom senso. Produz mais resultados pouco mas de forma consistente do que muito de forma descontrolada e potencialmente danosa para o nosso corpo. Passos pequenos, mas na direção certa!”
Na transição para um estilo de vida saudável, há que não ‘assustar’ os mais resistentes. “Ninguém consegue mudar tudo de uma só vez”, reforça Bruno Miguel Dias. “Causar um nível de stress grande ao querer mudar tudo só vai contribuir para o fracasso. Pode demorar meses, mas ninguém aguenta viver espartilhado durante muito tempo e a ‘queda’ muitas vezes traz-nos de volta à casa de partida ou mais atrás ainda. Por isso, nunca proíbo os meus alunos de nada. Pelo contrário, acrescento! Um exemplo: nada é proibido na alimentação, mas incentivo-os a comer mais alimentos naturais em detrimentos de produtos processados, tentando sempre fazer as melhores escolhas.”
E o PT dá ainda outro exemplo. “Se tenho um trabalho de secretária e passo 8 horas sentado nada posso fazer quanto a isso. Todos temos de trabalhar. Mas posso subir pelas escadas até ao terceiro andar em vez de esperar 2 minutos pelo elevador ou sair na estação de metro antes da minha e fazer o resto a pé. Pequenos gestos fazem grandes diferenças e criam o ambiente necessário para estarmos recetivos a fazer mais.”
Por esta altura, estará a pensar que tudo é muito mais fácil quando se tem um PT como o Bruno a dar umas dicas, mas que nem todos temos orçamento para contratar os seus serviços.
Bruno convida-nos a encará-lo como um investimento e não uma despesa. “O Treino Personalizado (PT) é um serviço premium porque ao trabalharmos presencialmente, frente a frente com o nosso aluno, é o cenário em que lhe conseguimos entregar mais valor e conhecimento. No período do treino, além de antecipadamente planearmos tudo de forma detalhada e personalizada, estamos atentos à execução, corrigimos na hora alguma coisa que detetamos que não está bem, arranjamos alternativa e, pelo menos no meu caso, faço questão de enriquecer a sessão com tudo o que sei. Não escondo nada, ensino tudo o que sei, por isso vejo mais aquela hora como um investimento da parte de quem me está a pagar do que como uma despesa. Em última instância, sei que quando aquela pessoa deixar de treinar comigo, seja qual for o motivo, lhe entreguei todas as ferramentas que lhe permitem continuar a fazer a sua jornada sozinha ou noutra modalidade de acompanhamento.”
Mas, o PT salvaguarda: “Em todo o caso, tenho perfeita consciência de que nem todas as pessoas podem suportar este ‘investimento’. Mas isso também não quer dizer que não possam treinar acompanhadas e ter resultados. Pelo contrário! Usando uma analogia automóvel, posso não conseguir ter um Prosche, mas se tiver um Mercedes, um Renault ou um FIAT, consigo andar na estrada. Foi por isso que criei algumas soluções que me permitem ajudar cada vez mais pessoas a treinar da forma correta, pensando nos seus objetivos, e tendo acesso ao meu acompanhamento, mesmo que de outra forma que não o treino presencial. É isso que acontece com os meus alunos que escolheram a modalidade de Acompanhamento Online, que têm um programa de treino estruturado de forma personalizada, são avaliados periodicamente, estão permanentemente em contacto comigo para esclarecer e partilhar tudo o que for necessário, e ‘apenas’ não têm as sessões de treino presenciais. É uma solução ótima até para quem está geograficamente mais distante e as novas tecnologias facilitam toda a interação. “
Mas há mais alternativas. “Os meus alunos podem também, através do meu site, comprar os meus Programas de Treino (Beginner, Express, Muscle, Runner e OCR) e ter acesso a uma planificação de treino detalhada e pensada para objetivos específicos, ou ainda, através de uma subscrição mensal, juntar-se ao Grupo de Treino BMDias e receber todas as semanas o seu plano de treino para saberem o que fazer no ginásio e ter orientação no treino, mesmo sem ter acesso à personalização que o treino com um PT proporciona. “
É desta que vai começar?