Pegámos no livro ‘Farmácia Natural’ de Nuria Penalva (Arte Plural) e decidimos encarnar a personagem Claire Randall da série ‘Outlander’ (uma enfermeira que vive nos anos 40 do século XX e que misteriosamente ‘viaja’ para o século XVIII, conseguindo tratar muitos achaques das pessoas daquele tempo). Escolhemos oito ervas ou plantas e damos-lhe a conhecer os seus ‘poderes’ fundamentados. Se tiver um problema de saúde, peça sempre a opinião do médico sobre o uso de certas infusões e óleos essenciais, pois podem ser prejudiciais à sua condição física.
ALFAZEMA
Na Roma antiga, usavam raminhos de alfazema pendurados nas vestes. Era assim, aparentemente, não só para cheirarem bem (o banho diário não era ainda um costume enraizado) mas para manterem os mosquitos à légua. Apesar de ter um aroma agradável para nós, os minúsculos insetos têm outras preferências e afastam-se.
Para afugentar pequenos invasores | Borrife o local onde está com umas gotas de essência de lavanda diluída em água. Para acabar com as traças: saquinhos de alfazema seca dentro dos armários.
Para aliviar entorses | 4 gotas de óleo essencial de alfazema com 2 gotas de milefólio num pano frio. Aplique várias vezes ao dia.
CRAVO-DA-ÍNDIA
É uma especiaria muito usada na aromaterapia chinesa e japonesa.
Ao que parece, o seu aroma alivia a fadiga mental e a apatia e aumenta o desejo sexual. Também é muito utilizado como repelente de insetos, o que é fantástico para esta altura do ano.
Para afastar insetos | Corte um limão ao meio (ou outro citrino, embora a eficácia seja menor) e espete 10-12 cravos na polpa sumarenta do fruto. As metades do limão devem ser colocadas perto das janelas dos quartos ou sala e o efeito dura 3-4 semanas.
GENGIBRE
Usado na China há mais de 2000 anos, o gengibre é conhecido por aliviar as náuseas.
Contra o enjoo | Faça um ginger ale natural. Ferva 1 colher de chá de gengibre em pó juntamente com 1 de folhas secas de framboeseiro em 0,75l de água. Baixe o lume e 5 minutos depois retire. Deixe repousar 10 minutos. Coe e adicione um copo de água gaseificada e algumas gotas de limão. Tome sempre que precisar.
ALECRIM
Tem um efeito analgésico, antissético, cicatrizante e digestivo. O óleo de alecrim é ótimo para acalmar dores musculares e articulares através de massagens.
Contra a queda do cabelo | Faça a prevenção: misture 1/2 col. de chá de óleo essencial de alecrim com 15g de óleo de jojoba. Aplique sobre o couro cabeludo com uma massagem ligeira. Deixe atuar 2 horas e lave a cabeça. Aplique duas vezes por semana.
Para retirar manchas na pele | Misture 1 col. de chá de raiz de rábano ralado com 1/2 col. de chá de vinagre e 3 gotas de óleo essencial de alecrim.
Aplique sobre o rosto ou mãos e deixe atuar 15 minutos.
SALVA
É indicada em casos de problemas de garganta, estômago e regula transtornos da menopausa.
Para a garganta | Uma infusão com partes iguais de salva e camomila.
Para eczemas | Faça a mesma infusão mas ensope compressas no líquido e coloque-as sobre a pele afetada.
Se tem problemas digestivos | Junte 20g de erva por litro de água.
Prepare em infusão e deixe repousar 10 minutos.
Beba 3 vezes ao dia.
Para afrontamentos | Misture 2 col. de chá de salva com 2 folhas de oliveira e 2 de lúpulo. Deite a mistura em 0,5l de água e coza em lume brando 5 minutos. Retire e deixe repousar 10 minutos. Coe e beba antes das refeições 3 vezes ao dia.
ANIS ESTRELADO
As suas sementes livram-nos das digestões pesadas mas o anis também é usado contra a tosse, catarro, infeções dos brônquios, dor de cabeça, problemas de estômago, diarreia, flatulência. A sabedoria popular diz que estas sementes são boas para as mulheres que amamentam pois estimulam as glândulas mamárias a produzir leite… mas convém perguntar ao médico.
Para o estômago | 2-3 frutos numa chávena com água a ferver e deixe arrefecer. Uma chávena depois das refeições, três vezes ao dia. não tome esta infusão mais do que 2 meses seguidos.
HORTELÃ-PIMENTA
Planta com um aroma irresistível, em infusão pode ser uma arma poderosa contra os problemas digestivos, sobretudo náuseas, gases e diarreias.
Externamente, o seu óleo essencial é muito usado como aromaterapia para desobstruir as vias respiratórias, acalmar pruridos e eczemas da pele. Atenção: não utilize óleo essencial em crianças nem dê infusão de hortelã-pimenta já que o mentol pode induzir sintomas de asfixia.
Para a indigestão | 1 col. de chá de hortelã-pimenta em 0,25l de água a ferver.
Deixe repousar durante 10 minutos num recipiente tapado.
Contra o enjoo | Uma infusão de folhas ou então deitar 2 gotas de essência num pano e depois inalar.
Contra o mau hálito | Mastigar 1 ou 2 folhas frescas ajuda a combater a halitose e deixa a boca fresca.
SABUGUEIRO
Beber uma infusão das suas flores tem um efeito diurético e sudorífico.
Por via externa, a infusão de flores e folhas serve para fazer gargarejos e bochechos, para preparar emplastros, desinfetar feridas e aliviar hemorroidas.
Atenção | As folhas e a casca do sabugueiro podem ser tóxicas, pelo que NÃO se recomenda a sua administração por via interna.
Para acalmar peles sensíveis | Junte 0,5l de água a ferver a 1 colher de chá de flores de sabugueiro e 1 de camomila. Deixe repousar durante 10 minutos. Filtre, deixe arrefecer, aplique com um algodão no rosto e deixe secar.
Remova com água fria.