As mudanças profundas que se têm observado no mundo do trabalho têm, na Geração Z — a dos nascidos entre 1997 e 2012 —, um dos principais intervenientes. Isto porque estes jovens representam, hoje, cerca de um quarto da população mundial e assegurarão quase 30% da força de trabalho global no espaço de apenas três anos.
Com expectativas, prioridades e objetivos muito concretos no que diz respeito à esfera laboral e ao papel que a carreira representa ao longo da vida, os Zoomers impulsionam uma mudança de paradigma. Uma transformação fundamental a que os empregadores estão cada vez mais sensíveis, uma vez que a escassez mundial de talento os obriga a uma adaptação rápida. Conhecer os aspetos mais valorizados por esta geração é, atualmente, essencial para equilibrar a equação da oferta e da procura no mercado de trabalho. A pensar nisso, e para celebrar o Dia Internacional da Juventude, assinalado anualmente a 12 de agosto, o ManpowerGroup identifica os cinco benefícios mais valorizados pelos jovens da Geração Z no trabalho:Os cinco benefícios que a Geração Z mais valoriza no trabalho
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Flexibilidade e autonomia: avessos a formatos de trabalho ditos tradicionais e muito exigentes quanto às opções sobre quando e onde realizam o trabalho, os Zoomers têm potenciado uma mudança na sociedade, priorizando um equilíbrio mais efetivo entre as esferas profissional e pessoal. Para esta geração flexibilidade e a autonomia são condições de base para vidas que esperam viver com mais bem-estar e saúde mental;
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Oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento: formação, mentoria e orientação são conceitos chave no vocabulário dos profissionais da Geração Z, que valorizam as oportunidades de desenvolvimento profissional mais além de uma simples progressão na carreira. Esta geração sabe que a sua evolução contínua depende de oportunidades que lhes permitam desenvolvimento e capacitação, para uma empregabilidade atual e futura, nomeadamente em áreas inovadoras. Nesse sentido, os líderes empresariais precisam de promover um ambiente que favoreça a criatividade e espelhe a cultura de uma start-up, ao mesmo tempo que implementam programas de formação e requalificação que permitam a aquisição de novas competências, contribuindo para melhorar a retenção destes trabalhadores;
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Cultura diversificada e inclusiva: organizações cuja cultura não esteja alinhada com os valores dos Zoomers (como a diversidade, a equidade, a igualdade, o sentimento de pertença e a sustentabilidade ambiental) dificilmente conseguirão atrair e reter este talento. A Geração Z exige mais dos empregadores e tem na integridade das próprias convicções um argumento não negociável, querendo estar ligados a organizações que contribuem para um mundo melhor e mais sustentável;
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Realização pessoal: o compromisso e envolvimento dos trabalhadores da Geração Z nas empresas também estão associados a empregos significativos e projetos estimulantes, nos quais revêm valor para a sociedade e para si. A realização de projetos paralelos dentro ou fora da empresa, permite aos Zoomers adquirir competências na sua área de negócio e construir em cima das suas paixões. Por isso, os empregadores que quiserem atrair e reter o melhor talento jovem, precisam de acomodar este seu desejo por carreiras construídas por projetos. Integrar o desenvolvimento de programas “paralelos”, estruturados e incentivados, na proposta de valor dos empregadores, poderá ajudá-los a manter os trabalhadores da Geração Z comprometidos;
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Melhores salários: analisando o trabalho numa perspetiva mais transacional do que gerações anteriores, os Zoomers têm numa remuneração justa uma das suas principais exigências reais e objetivas. O atual contexto económico, muito desafiante, tornou os jovens desta geração ainda mais conscientes dos seus salários. Cresceram a ver os seus pais a enfrentar dificuldades financeiras nos períodos de recessão económica e, chegados agora ao mercado de trabalho, encontram um período de turbulência económica e estão preocupados em garantir o seu presente e futuro. Consequentemente, exigem aos seus empregadores uma remuneração mais elevada, estando dispostos a mudar de empresa se isso lhes permitir aceder a melhores condições salariais.
Num mercado de trabalho marcado por uma forte escassez de talento, atrair a Geração Z significa, para os empregadores, oferecer os benefícios, as modalidades de trabalho e o crescimento pessoal que esta geração procura.