Segundo um inquérito promovido pela GfK para a Amazon, 60% dos portugueses inquiridos afirma que tenciona fazer as compras da Black Friday online.
Com orçamentos familiares mais apertados (46%), uma em cada três pessoas (34%) diz que aproveitará as ofertas de 24 de novembro para antecipar as compras de Natal, uma vez que é considerada uma boa altura para procurar bons negócios em produtos específicos (42%).
No que diz respeito às categorias de produtos mais desejadas, os respondentes afirmam que querem aproveitar as promoções para comprar vestuário e calçado (45%); eletrodomésticos (30%); informática e eletrónica (29%); e telemóveis, smartwatches e acessórios (26%).
Quando questionados sobre se as compras efetuadas na Black Friday são normalmente mais planeadas, as opiniões dos consumidores dividem-se: 43% escolhem os produtos com antecedência e aguardam para ver se terão descontos e 57% esperam até ao grande dia, descobrindo as ofertas durante o evento.
No momento da compra, os aspetos mais valorizados estão relacionados com o dinheiro, nomeadamente o preço baixo, o desconto ou a promoção aplicada, bem como a entrega gratuita dos produtos, a simplicidade da compra e a rapidez da entrega.
A semana de Black Friday da Amazon decorrerá entre as 23h de 16 de novembro e as 23h de 27 de novembro, permitindo aos clientes milhões de euros de poupança em ofertas em todas as categorias, com até 45% de desconto, incluindo eletrónica, brinquedos, casa, moda e beleza. A campanha disponibilizará novas ofertas todos os dias para os clientes poderem fazer compras durante toda a semana.