Já ouviu falar de ‘Popcorn Brain’ (cérebro de pipocas)? Talvez nunca tivesse ouvido o termo mas com certeza que já sentiu este fenómeno a acontecer na sua cabeça. O conceito foi originalmente descrito em 2011 pelo investigador da Universidade de Washington, David Levy, e refere-se ao impacto que os ecrãs e o o multitasking digital têm na nossa capacidade de concentração.
Ou seja, todas as tarefas que requeiram mais tempo tornam-se um enorme desafio para um cérebro assoberbado pelos constantes estímulos que recebe online, o que, segundo os especialistas, pode levar a problemas de memória e de regulação emocional.
Um estudo da Universidade da Califórnia concluiu que o tempo que dedicamos a um qualquer ecrã antes de mudarmos para outra coisa diminuiu de 2,5 minutos em 2004 para 75 segundos em 2012 e para 47 segundos nos dias de hoje.
Imagine agora o cérebro das nossas crianças, que já nasceram num mundo 100% digital.
Por isso, talvez seja boa ideia manter um diário da sua atividade digital. Entre os conselhos dos especialistas estão: desligar as notificações do seu telemóvel – emails, WhatsApp e outras redes sociais – e não dispersar enquanto não terminar uma dada tarefa.