Os órgãos da Basílica do Paláciode Mafra são daqueles ex-libris portugueses que vale mesmo a pena conhecer, mas que muita gente ainda não viu – nem ouviu – ao vivo. Pois agora vai conseguir fazê-lo. A Basílica do Palácio Nacional de Mafra recebe o XII Ciclo de Concertos a Seis Órgãos, a cada primeiro domingo do mês, pelas 16 horas, até dia 7 de Julho.
Os órgãos são únicos no mundo, por várias razões. Foram pensados em conjunto mas podem ser tocados todos juntos ou cada um por si. Os seus criadores, os mais importantes organeiros do seu tempo- Joaquim António Peres Fontanes e António Xavier Machado e Cerveira, entre 1792 e 1807- criaram-nos para que fossem tocados ao mesmo tempo, de modo a amplificar ainda mais a grandiosidade da experiência.
Compôs-se música especialmente para estes órgãos e foram muito ouvidos: até que Napoleão veio acabar com a festa. Os franceses entraram em Portugal, a corte fugiu para o Brasil, e os órgãos de Mafra emudeceram.
Até 1998, quando foram restaurados e devolvidos à sua grandiosidade original. Já não estamos no tempo de D. João V mas ainda hoje estes 12.000 tubos nos trazem um som que não é possível ouvir em mais nenhum lado. Desde então, os seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra tornaram-se largamente conhecidos em todo o mundo.
Os bilhetes podem ser comprados na bilheteira online ou no balcão do Palácio Nacional de Mafra. O preço dos bilhetes é de 8€ e a entrada é gratuita para crianças até aos 12 anos.