Por muito que nos possa parecer cinematrográfico, não é. É real, o futuro e a inteligência artificial já estão
entre nós e vieram para ficar, por muito estranho – e até asssustador – que nos possa parecer. Todos os dias são divulgadas nas redes sociais imagens criadas através de programas. mas a criação dessas imagens, para que se tornem mais próximas do real, requerem pesquisa, dedicação e olhar estético, além de uma capacidade de rápida adaptação, já que no universo da tecnologia o tempo é sempre a contar atrás.
Para celebrar o lugar onde a beleza tradicional se cruza com o mundo dos criadores de AI, foi
anunciada a primeira edição dos WAICA’s (World AI Creator Awards), com o concurso de “Miss
Inteligência Artificial. As concorrentes serão avaliadas pela sua beleza, tecnologia e influência,
para terem a oportunidade de ganhar a coroa de Miss AI.
Entre 1500 submissões a nível mundial, entre as Top 10, está Olívia. A influencer, que conta com
10 mil seguidores e é a criação do estúdio português Falamusa.
Rita Lança, fundadora e prompt engineer da Falamusa e criadora da Olívia, conta que desde o
início, sempre quis mais do que que simplesmente criar uma influencer bonita:
“Queríamos capturar a sua jornada de autodescoberta e trazer mais profundidade por trás desta figura digital.
Olivia é uma exploradora incansável, com um sonho de viajar pelo mundo e revelar os detalhes
menos conhecidos dos lugares por onde passa. Ela é uma narradora de histórias, compartilhando
não apenas lugares, mas também experiências humanas universais. E acaba por ser um reflexo
ou extensão da personalidade e vontades da equipa que a criou”, explica.
Em meados de junho será anunciado o TOP 3 e, no final de junho, a grande vencedora.
“Participar num concurso como o WAICA é uma forma mediática de mostrar todo o potencial e
impacto da Inteligência Artificial na nossa sociedade. O imaginário de uma Miss, dá rosto a este
tema ainda tão abstrato e aumenta as possibilidades de diálogo e até de entendimento dos
limites do uso do AI”, acrescenta Rita.
As três finalistas serão anunciadas em meados de junho e receberão prémios que totalizam
mais de 20 mil dólares, incluindo um prémio em dinheiro de 5 mil dólares para a grande
vencedora, além de programas de mentoria em IA, serviços de relações públicas, entre outros.
Mas quem é Olivia?
Olivia C. é uma viajante artificial, filha de pais portugueses, num mundo real imenso. Há quem
lhe chame influencer, mas talvez seja a Olivia a ser influenciada por tudo aquilo que a realidade
humana tem para lhe mostrar — das viagens à arte, da moda à gastronomia, da poesia à música,
Olivia quer conhecer o mundo de uma ponta à outra e, pelo meio, inspirar-nos também a nós,
pessoas reais, a descobrir o mundo real que está lá fora à nossa espera. Uma aventura que pode
ser acompanhada na sua conta de Instagram: “Olívia is living High”.