Aldeia da Mata Pequena
Mafra
Fica apenas a 40km de Lisboa e no entanto parece que estamos num outro mundo, bem distante, onde ruído e stresse não entram. Ali ouvem-se os passarinhos, os grilos e as cigarras, respira-se ar puro, espreguiça-se e deixa-se para trás o cansaço acumulado. Entramos num espaço que nos leva aos dias de verão passados no campo, na casa simples e rústica dos avós, mas cujo conforto nos embala como um abraço. Esta aldeia rural tem 14 casas com tipologias diversas, todas com cozinha, casa de banho e um quintal. É o local perfeito para entrar em contato com a Natureza fazendo umas caminhadas ou andando de bicicleta pela Zona de Proteção Especial do Penedo do Lexim (onde a propriedade está inserida), isto depois de tomar um belo pequeno almoço, que a propriedade fornece, com pão fresco todos os dias de manhã. Pode ainda visitar o Convento de Mafra (a 10km) ou dar umas braçadas revigorantes na praia da Ericeira (a 20km).
***********************************************************************************************
Rio de Onor
Bragança
Localizada nas margens do rio que lhe deu o nome, esta aldeia típica transmontana, com as suas casas de xisto e varandas de madeira, foi a vencedora do concurso 7 Maravilhas de Portugal em 2017, na categoria de Aldeias em Área Protegida, sendo que Rio Onor faz parte do Parque Natural de Montesinho. Para além dos passeios obrigatórios pela natureza, não deixe de deambular pelas ruas estreitas de pedra, passar por cima da ponte romana, visitar o museu Casa do Touro, a igreja matriz, conhecer o forno, a forja e o moinho comunitários e sobretudo trocar dois dedos de conversa com as gentes da terra que gostam de partilhar as histórias locais com quem por ali passe e se interesse pela sua aldeia. E não se espante se ouvir falar em castelhano também, é que basta meia dúzia de passos e está no país vizinho, em Rihonor de Castilla.
*************************************************************************************************
Piódão
Arganil
É uma das mais belas aldeias históricas de Portugal e fica na encosta da serra do Açor, onde várias casas construídas em xisto negro e telhados em ardósia parecem estar encostadas umas às outras como se estivessem a contar ao ouvido uma misteriosa história. À noite, com o pontilhado de luzes no casario, parece mesmo uma aldeia encantada, um ‘quadro’ que é obrigatório ver. A sua localização privilegiada convida a belos passeios não só pelas ruelas da aldeia – faça uma visita ao museu e não deixe de passar pela igreja matriz – como pela encosta serrana com verde a perder de vista. Se tiver fôlego, pode fazer o trilho circular Foz d’Égua, onde vai decerto encontrar animais a pastar, e no fim, se o tempo permitir, ainda dá um mergulho na praia fluvial.
*************************************************************************************************
Monsaraz
Reguengos de Monsaraz
Esta bela localidade alentejana foi também a vencedora do concurso 7 Maravilhas de Portugal na categoria Aldeias Monumento. Imponente e mágica, esta vila medieval fortificada, situada no topo de uma colina, permite uma vista privilegiada da paisagem circundante. Depois é perder-se sem pressas pelas ruelas empedradas e ladeadas pelo casario branco, caiado na perfeição, deixar-se envolver pelos seus cantos e recantos surpreendentes e a sua história milenar cheia de influências romanas, árabes, judaico-cristãs e visigóticas. Percorra a muralha até ao castelo, aproveite para deslumbrar-se com a vista sobre o espelho de água da Barragem do Alqueva, passe pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, a Igreja da Misericórdia de Monsaraz, os Paços da Audiência, a Igreja de Santiago. Uma viagem no tempo.
*************************************************************************************************
Aldeia da Pedralva
Vila do Bispo
Um pequeno paraíso na costa vicentina que até há uma dezena de anos tinha sido relegada ao abandono. Felizmente o espaço foi recuperado e hoje estão disponíveis para alugar várias casas com a traça típica daquela região, que vão do T1 até uma casa de campo com pátio com capacidade para alojar 8 pessoas. Para além de poder descansar, recarregar baterias a pôr a leitura em dia, se pretender algo mais ativo pode dedicar-se a várias atividades, como caminhadas, bicicleta, observar pássaros, aprender a fazer mergulho, dar umas braçadas na piscina comum e se lhe apetecer sentir a água do mar, que tal ir até às praias ali perto? A do Amado fica a 8,5km e a do Castelejo a 13km. Não deixe de experimentar os restaurantes locais Sítio da Pedralva e Pizza Pazza.