O dia a dia de uma pessoa comum é acelerado, entre obrigações e responsabilidades e sempre com o telemóvel na mão. Não podemos negar: os smartphones já são quase que uma extensão de quem nós somos e muitas vezes torna-se difícil parar, largá-los e não sentir a preocupação de ver se há nova mensagem para responder ou notificação para ver. Admito que estou dentro desta categoria de pessoas e não o digo com orgulho.
Quando recebi o convite para conhecer o hotel Immerso, que abriu em 2022, e o seu novo menu de spa, criado graças à parceria com a Ignae, marca premium de clean beauty dos Açores, senti que iria ter oportunidade de divulgar um espaço com serviços que podem fazer a diferença a pessoas como eu. Aceitei, peguei no carro e fui até à Ericeira, terra conhecida pelo mar, bonita vila, sabores típicos e prática de surfe.
No meio de um vale, rodeado de natureza e com vista para o oceano azul está o hotel Immerso. Na entrada peço indicações para o spa e assim que lá chego percebo que estou num ambiente diferente. Ainda na receção, noto logo um cheiro agradável e oiço a música ambiente, elementos que convidam a controlar a respiração que vem ofegante da rua. Reparo nos detalhes da decoração, em tons claros e em castanhos, e na construção do próprio espaço, com as paredes a exibirem curvaturas. Hilda, spa manager, explica que tudo está pensado para que o relaxamento e tranquilidade se iniciem logo desde o primeiro contacto. “Este é um ambiente que traz a natureza para dentro. Tanto que as linhas das salas não são direitas, pois imitam o movimento das ondas, e as cores são as da terra”. Uma visão que teve efeito imediato em mim.
Vou ao balneário, troco a minha roupa por um roupão e chinelos, alongo ligeiramente as costas e estou pronta para seguir para o espaço de tratamento. Sol é a terapeuta que fica encarregue da minha sessão de detox e relaxamento e pergunta-me por alguma condição que possa ter. Com voz suave e um sorriso sincero, explica-me que vou fazer a massagem “detox digital de corpo e mente”, uma novidade do espaço e que incorpora a linha de tratamentos premium Ignae, escolhida por ser uma marca portuguesa com as qualidades superiores desejadas pelo spa. Este tratamento, que tem a duração de 60 minutos e um custo de 100 euros, resulta da combinação de reflexologia, massagem de relaxamento nas costas e cabeça com aromaterapia para aliviar o stress e a tensão resultantes do uso frequente de computadores e telemóveis. “Combina os pontos de pressão da medicina tradicional chinesa com as técnicas das tradições europeias”, explica Hilda. Perfeito para quem, como eu, está sempre presa a um ecrã, quer seja por motivos profissionais ou por lazer.
Deito na marquesa, respiro fundo e começo a sentir o aroma doce do óleo Ignae que é selecionado para o momento de aromaterapia. O tratamento começa pelo pés, o suporte do corpo que acaba por acumular mais tensão do que muitas vezes imaginamos possível. O toque é suave, respeita a reação do corpo, faz os músculos começarem a relaxar e a convidar a mente para a calma. O foco muda para as costas, aquela parte do corpo que é tão castigada pela postura e pelo stresse. Em seguida é a vez da cabeça, um momento que culmina com a aplicação de uma máscara feita a partir de argila vulcânica dos Açores e de sérum desintoxicante que tem proteção para a luz azul que vem dos ecrãs.
Curioso como, normalmente, sou aquela pessoa cuja mente não pára de divagar mesmo durante uma sessão de massagem, mas desta vez senti-me tão leve que, a certo momento, percebi que as preocupações e antecipação de tarefas estavam longe. A minha cabeça parecia liberta, algo que é muito incomum em mim mas que foi recebido com agrado. Reflito sobre isso já na sala de relaxamento enquanto bebo uma água aromatizada. Normalmente a tentação é de pegar no telemóvel, ir ao balneário trocar de roupa e retomar a minha rotina, mas não foi isso que fiz. Permite-me ficar mais um pouco, ouvir os sons, observar a sala, sentir os aromas. Estava serena, ainda a sentir o efeito da massagem dos músculos e da tranquilidade que tinha tomado conta da minha mente. O que quer isso dizer? Que o tratamento foi um sucesso.
E após o tratamento?
Os serviços de spa podem ser usufruídos pelos hóspedes, mas também por clientes externos. A pensar nestes últimos, foi desenvolvido um pacote que permite a quem faça um tratamento de depois desfrutar de outras comodidades do hotel. Um visitante pode fazer uma massagem e depois desfrutar de momentos na piscina, que tem uma bonita vista para o mar, ou até de degustar de uma refeição no restaurante Emme. Foi isso mesmo que fiz.
Depois de apreciar a frescura da água da piscina fui para o restaurante Emme para descobrir as criações do chef Alexandre Silva inspiradas na gastronomia local e confeccionadas tendo como base os produtos da horta do próprio hotel.
Para entrada, o couvert com pão de trigo barbela, pão nórdico de centeio, manteiga, manteiga de algas, azeite virgem alentejano e pickles da horta (8 euros). Provo ainda o famoso pica pau do mar, feito com bivavel da costa com molho de manjericão e ervas frescas (22 euros), a trilogia de ostras e o polvo com amêndoa e alho assado (18 euros).
Em seguida, delicio-me com o risotto de cogumelos da época (18 euros) e ainda provo o prato de lula, batata e ‘Beur Blanc (32 euros). A refeição termina com crème brûlée com alfazema da horta (9 euros).
Havia forma melhor de terminar este programa relaxante? Não consigo imaginar.
O Hotel Immerso
O Immerso abriu em 2022, é o primeiro Hotel cinco estrelas da Ericeira e resultada de um projecto de arquitectura assinado por Tiago Silva Dias. Instalado num vale e mergulhado dentro da natureza, adapta-se ao terreno e morfologia natural e conjuga quatro zonas diferentes de alojamento, todas abraçadas pelo verde em redor. Tem 37 quartos, dois espaços de restauração com consultoria do chef Alexandre Silva, spa, piscina e bar, e um jardim orgânico.
Os interiores também são da responsabilidade do arquitecto Tiago Silva Dias, contando ainda com a curadoria da proprietária do hotel, Alexandra Almeida d’Eça e com a participação da designer Bárbara Neto, da LemonVariance. O conceito de equilíbrio entre mar e terra é a inspiração para as cores e texturas selecionadas.
Os elementos naturais fazem parte do imaginário do projecto. A vista para o mar, o pôr-do-sol que faz do final da tarde um momento único, e o convívio e a partilha vividos em torno do fogo são experiências de integração na natureza. O Immerso traz a possibilidade de desfrutarmos da paisagem da Ericeira e ficarmos submersos nos seus elementos, tranquilamente e em equilíbrio, a menos de uma hora de Lisboa.
Mais informações:
Morada: Rua Bica da Figueira, Santo Isidoro, Ericeira
Telemóvel: 261 104 420