Para celebrar 200 anos de história, a Vista Alegre, que foi fundada em 1824, em Ílhavo, Aveiro. lança um serviço de mesa icónico, em porcelana e cristal, com uma decoração evocativa da história e evolução dos logótipos da marca.200 anos de história e requinte à mesa portuguesa
200 Anos em porcelana traduz a constante capacidade de renovação da Vista Alegre, recriando uma memória tão assente no saber-fazer centenário como numa dinâmica visão de modernidade. Conjugando vários elementos estéticos, esta coleção joga com ondulados e canelados de diferentes escalas, que variam de peça para peça, resultando numa surpreendente interseção entre passado e futuro.
A ondulação singular de cada prato inspira-se em formas de peças de épocas distintas, que se conjugam harmoniosamente entre si, simbolizando a junção de herança histórica e modernidade. Delicadas filagens a ouro mate, contornando as formas das peças, garantem o carácter intemporal e a assinatura de prestígio, acentuada pela presença, na parte de trás, da evolução do logótipo da Vista Alegre.
O serviço de cristal 200 Anos acompanha o conjunto de porcelana homónimo.
O cristal com efeito canelado e o detalhe da fita de ouro com a insígnia Vista Alegre remetem para a elegância e exclusividade dos serviços de mesa clássicos, embora a simplicidade das formas e o minimalismo decorativo estejam perfeitamente adaptados à vida moderna. Deste modo é possível apreciar o mais puro e límpido cristal através de um conjunto versátil de peças, onde perduram a memória dos métodos tradicionais de fabrico.
Nas palavras de Alda Tomás, diretora criativa da marca, a coleção 200 Anos é uma homenagem ao percurso da Vista Alegre:
“Desde o início pretendemos que esta coleção fosse branca e decorada, somente, por filagens a ouro. Seria, portanto, uma linha onde a forma seria a protagonista, deixando transparecer a nossa história. Para isso fomos beber ao nosso acervo procurando elementos que nos servissem de inspiração. As formas finais resultam do jogo que fizemos entre eles. Para acentuar a ideia de evolução, decoramos a parte de trás das peças com os vários logotipos que a marca ostentou ao longo do tempo”.