Arranca hoje em todo o país o novo ano letivo. E começa também a nova dor de cabeça de muitas mães. E não, ao contrário do que se possa pensar, o grande inimigo não é a matemática, esse eterno bicho-papão, nem tão pouco a sopa aguada e com legumes a boiar que os meninos comem no refeitório. O grande terror das mãe vai e vem de casa para a escola e da escola para casa e à boleia dos nossos filhos. Sim, são os piolhos!Ana Garcia Martins e Carolina Deslandes identificam o inimigo no regresso às aulas
Na RFM, na rubrica de A Pipoca Mais Doce, “Ninguém Pode Comigo”, Ana Garcia Martins, que é mãe de dois, traz-nos um relato divertido sobre estes visitantes indesejados e afirma que já chega ter de verificar cadernos, livros, mochilas e que não quer ter de verificar cabeças. ‘As horas que já passei à cata de lendeas e piolhos na cabeça dos meus filhos eu podia ter usado esse tempo para tricotar camisolas para uma corporação de bombeiros daqueles gostosos que fazem aqueles calendários marotos’, lembra.
Por seu lado, a cantora e compositora Carolina Deslandes, que é mãe de três, decidiu partilhar o seu equipamento especial para catar piolhos.
” Às 13H canta-se e vende-se coliseus e às 19h faz-de tratamentos de piolhos a crianças com sacos de plástico na cabeça para não apanhar.”, revela Carolina Deslandes
Não desespere. Felizmente há já no mercado várias opções que se têm revelado fortes aliados nesta luta. Paranix, Neo Quitoso, Fullmarks, entre muitas outras. Mas o melhor é, no caso dos cabelos compridos, usá-lo apanhado e verificar diariamente a cabeça das suas crianças para que possa detetar o inimigo logo de início, de forma a evitar que ele se alastre e torne a sua eliminação numa tarefa heróica.