O oceano dá o mote à primeira edição do Out of the Blue, a que podemos chamar mesmo uma verdadeira festa do mar. O nome junta vários acontecimentos (todos gratuitos), desde Projeção multimédia, chefs, conservas e workshops, que vão ter lugar no Mercado de Matosinhos, de 23 a 26 de Outubro.
Durante quatro dias, os visitantes vão poder viver o Mercado de Matosinhos de forma completamente diferente. Nos dias 25 e 25 haverá conversas com muitos especialistas, desde chefs a jornalistas e investigadores, todas à volta do mar e da sua relação com a alimentação, a arquitetura e as cidades.
No fim de cada conversa, os visitantes vão poder provar várias iguarias a cargo de chefs como João Oliveira (restaurante Vista), em parceria com Tó Zé (António José Teixeira Cruz), peixeiro do Mercado, e Joana Duarte, que fará um showcooking dedicado às algas.
Depois do sol se pôr, é altura de mergulhar no fundo do mar (ou quase), quando o Mercado nos leva numa viagem inesquecível, graças a uma projeção multimédia que recria o fundo do mar nas paredes e teto do edifício.
Durante os 4 dias haverá ainda visitas guiadas a vários locais da cidade que estejam relacionados com o mar, como uma viagem gastronómica pela tradição e história de Angeiras, uma visita à Lota de Matosinhos (Docapesca) para assistir a um leilão de peixe (habitualmente reservado a profissionais), a descoberta da Fábrica de Conservas Pinhais, um roteiro guiado por antigas e atuais conserveiras de Matosinhos, ao Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e uma visita à zona da antiga refinaria de Leça da Palmeira.
A festa encerra com animação de rua e o Grande Arraial do Peixe, a que se junta o workshop ‘Academia da sardinha’.
Mas o festival tem muitas outras surpresas, por isso agora que já lhe abrimos o apetite o melhor é consultar a programação completa em http://outofthebluematosinhos.pt/
O quê: Evento gastro-marítimo ‘Out of the Blue’
Onde: Mercado de Matosinhos e outros locais próximos
Quando: 23 a 26 de Outubro
Quanto: Todas as atividades são de inscrição gratuita, exceto a visita a Angeiras e os momentos vividos nos restaurantes – limitados aos lugares disponíveis.