
Finalmente brilhou a estrela com que a chef sonhava: a chef portuguesa Marlene Vieira conseguiu uma Estrela Michelin, atribuída ao restaurante ‘Marlene’, no Terminal de Cruzeiros de Lisboa.
A distinção, que aconteceu numa cerimónia exclusivamente dedicada a Portugal, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, comoveu aquela que é apenas a segunda portuguesa a recebê-la, e a primeira em 30 longos anos (a outra cozinheira, já agora, foi Maria Alice Marto, do restaurante Ti’Alice, em Fátima, no ano de 1993).
Nascida no norte litoral de Portugal, Marlene Vieira é já bem conhecida dos portugueses. Dedicada a recriar e revalorizar a gastronomia portuguesa, já passou por hotéis de luxo em Portugal e em Nova Iorque, trabalhou com chefs como Luís Baena, Jerónimo Ferreira e Ricardo Costa e em 2012, tornou-se ela própria chef com a abertura do ‘Avenue’, em Lisboa.
Atualmente, é chef e proprietária de três restaurantes, todos dedicados à cozinha portuguesa: ‘Marlene Vieira’ (no Time Out Market), o gastrobar ‘Zunzum’ e ‘Marlene’, restaurante gastronómico.
Tornou-se conhecida do público através de vários programas de televisão e tem ainda vários livros de cozinha, como ‘Cozinha de chef’, ‘Cozinha de chef 2’ e ‘Os Doces da Marlene’, todos da Casa das Letras.
Não percam em Mulheres Inspiradoras a entrevista feita pela ACTIVA.