
Camisa algodão, Mango, PVP €29.99
“A moda passa. O estilo é eterno.” Esta é a icónica frase de Yves Saint Laurent que não deve esquecer e a única regra que serve para qualquer mulher, independentemente da idade. Não há nada mais individual do que o estilo, que parte muito da atitude e da maneira como são usadas as peças. Importante é relembrar que não é a roupa que faz a pessoa, mas sim a pessoa que faz a roupa. Portanto, é natural que a saia animal print da Semana de Moda de Paris não fique bem a qualquer tipo de corpo. O segredo está em saber o que realmente lhe fica bem e que representa a sua identidade.
Misturar padrões: Não é proíbido e até parece estar cada mais em voga. No desfile de Blugirl assistimos à combinação dos casacos animal print com saias xadrez. Se gosta de arriscar e tem um estilo mais arrojado, pode conseguir um look muito sofisticado. O importante é sentir-se bem com o que veste. Mas cuidado, existem algumas misturas que estão mesmo fora de questão: evite conjugar padrões florais com riscas ou com estampados geométricos.
Casacos de pelo: São umas das tendências que reaparece frequentemente nas coleções de inverno. Este ano surgem com os mais variados padrões, mas não ficam bem a qualquer mulher. Se tem muito peito, este tipo de casacos ou camisolas, que têm muito volume, vão realçar mais essa zona do seu corpo e causar um efeito desproporcional.
Calças xadrez: Este é o padrão must have do próximo inverno. As calças em xadrez, principalmente de fundo vermelho, têm a desvatagem de chamar demasiado a atenção para a zona inferior do corpo. As mulheres com o típico formato de corpo ‘pera’ – ancas e coxas mais volumosas; tronco mais estreito – podem, antes, optar por uma camisa com o mesmo padrão, conjugada com saia ou calças de um só tom.
Cor-de-rosa: A cor mais feminina por excelência surge em casacos, calças e até pode ser usado em look total. Se tem um tom de pele mais claro ou pálido, o rosa pastél pode não ser uma boa opcção. Neste caso, prefira um rosa mais vico, como os tons de fucsia. O importante é experimentar sempre para ver qual é a tonalidade que lhe fica melhor. Nem todo são rosas, mas quase!
Casacos oversized: Em forma de ovo, de sino, de blazer largo são mesmo a tendência que surge em tamanho grande. No entanto, esta moda com proporções XL fica melhor a mulheres mais altas. Se é baixa, prefira um modelo mais cintado ou corre o risco de parecer de parecer ‘abafada’ por ele.
Saia lápis: É um clássico que nunca deixa de ser tendência mas que esta estação desfilou ainda mais nas passerelles. Fica bem a quase todas as mulheres, mas tenha cuidado com os materiais que escolhe. As mais magras podem usar os modelos ultra-justos. As mulheres de estatura mais baixa devem evitar as saias pelo joelho e preferir as mais curtas. Para as mais altas, todos os comprimentos são permitidos.
Tendência lingerie: Os detalhes de renda em tops de seda que lembram os negligés passam para a roupa do dia a dia, numa tendência que se quer usada à flor da pele. Mas se não quer parecer como se tivesse saído à rua de combinação, opte por usar estas peças conjugadas com malhas, com um cardigan ou um casaco mais formal. Se quer ser um pouco mais discreta use o top com uma blusa ao xadrez por cima; o resultado é muito sensual.
Crop top: Usou-se no verão e continua a ser tendência no street style de todas as semanas de moda. Quando utilizado com sabedoria, o efeito pode ser muito elegante. Porém, existem alguns cuidados essenciais a ter. A regra de ouro é não mostrar o umbigo, por isso opte sempre por calças ou saias de cintura subida. Se a parte de cima for justa e curta, equilibre o look com uma peça mais volumosa para baixo (preferencialmente uma saia). A teoria inverte-se quando o top é mais largo; use a peça de baixo mais justa para ficar proporcional.
As calças também podem resultar muito bem com o crop top. Mais uma vez, jogue com as proporções: com leggins e calças skinny opte por tops mais largos. Para um look mais elegante, conjugue o crop top com umas calças de alfaiataria. Lembre-se que se o top tiver algum tipo de transparância, convém equilibrar com um casaco por cima, para não revelar demasiado.
Calças de couro: Surgem agora reinventadas em bordeaux, mas as calças de couro preto continuam a ser um clássico. Se tem um corpo tipo pêra evite este modelo que realça mais estas zonas. Combine os modelos mais skinny com tops mais largas para cima – com uma camisa fica perfeito! Os casacos mais largos, de três quartos, o cardigã ou o blazer estilo boyfriend são os ideais para quem quer disfarçar as ancas. Para alongar mais a silhueta combine com umas botas da mesma cor das calças.