Diogo Miranda apresentou as suas propostas para o próximo verão no terceiro dia do Portugal Fashion. O criador fez desfilar coordenados que exaltam a feminilidade, em silhuetas delicadas.
“O que me atrai é curva livre e sensual, a que encontro nas montanhas do meu país, no corpo sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher amada. De curvo é feito todo o universo”, como disse o arquitecto brasileiro Oscar Niemeyer, a principal inspiração da coleção de Diogo Miranda. O designer conta-nos que já tinha uma obsessão pelo artista brasileiro, que ganhou ainda mais força depois de ter feito uma viagem ao Rio de Janeiro. O português visitou as obras de Oscar Niemeyer e nelas encontrou o ponto de partida para as propostas do próximo verão, que exaltam o corpo da mulher.
Diogo encontrou a suavidade nas cores como o branco, champagne, bege, rosa velho, preto, amarelo e azul-marinho. Perante uma sala cheia, desfilaram peças com formas circulares, elegantes e sobretudo muito femininos. O desfile começou com propostas mais urbanas, com saias rodadas, silhuetas em ampulheta. Quando já todos estavam rendidos às propostas do criador português e se preparavam para o aplaudir, a música parou e mudou, ao ritmo de propostas para a noite. Ao som desta batida mais calma, passaram vestidos dramáticos, como o longo vestido preto usado por Milene Cardoso. Depois foi o continuar de propostas que impressionam pela criatividade e pelo toque clássico, como vimos num vestido rosa velho, que se transforma numa escultura no corpo de Sara Sampaio.
Sobre esta coleção Diogo afirma que usou “os tecidos termocolados que permitiram a exploração máxima de formas geométricas, volumes nos ombros, que criam cinturas delineadas e uma silhueta ampulheta”.
Com loja e ateliê em Felgueiras, o criador que se estreou com 19 anos no Portugal Fashion conta-nos que este evento não se restringe apenas aos desfiles. “Através desta iniciativa já fiz feiras em Londres e Paris”. Uma aposta na internacionalização que tem já tem resultados para Diogo Miranda, que nos revela o lançamento da sua plataforma de venda online, já na próxima semana. “Quando vou ao estrangeiro existem pessoas que perguntam onde podem comprar as minhas peças, daí ser importante ter este ponto de venda”, explica o designer nortenho.
No final do desfile, Diogo veio à passerelle acompanhado por Sara Sampaio para receber os aplausos de uma plateia que se deixou seduzir pelas propostas do criador .