O Portugal Fashion é hoje mais do que acontecimento de moda: tornou-se no sinónimo de cultura, modernismo e de aposta na promoção da imagem nacional. A organização continua a ir além-fronteiras e a colocar a moda portuguesa nos circuitos internacionais. Foi com esta motivação que a coleção Mean by Ricardo Preto foi apresentada pela primeira vez na Semana de Moda de Viena. Agora, as propostas chegam até à Alfândega do Porto incluídas num evento que aposta na promoção comercial e numa grande ligação à indústria têxtil.
A associação à indústria é um ponto crucial para Ricardo Preto. Em declarações à ACTIVA o designer refere que esta união “fez com que crescesse imenso como profissional e abriu-me muitos horizontes”. Neste momento a Meam, marca do qual é diretor criativo, já se encontra à venda em sete países, entre os quais Holanda, Bélgica, Japão e França. Uma prova de uma aposta ganha e do sucesso das criações portuguesas.
A coleção “Between” faz um balanço dos três anos da marca, com seis coleções apresentadas. Estas propostas representam uma procura do equilíbrio entre “o que tem de ser o mercado da moda e as minhas ideias inicias, o que eu quero fazer”, refere. O verão da Meam é assumidamente descontraído, em materiais como o algodão e peças sempre fluidas. Os coordenados com silhueta em linha A ganham vida em cortes geométricos e padrões inspirados em azulejos e flores. As paisagens em cores suaves chegaram traduzidas em cores perfeitas para o verão: o amarelo, o rosa , o pêssego e o verde.
As peças da Meam respiram leveza e parecem ser feitas à medida para mulheres urbanas, que não têm medo de arriscar e que gostam de usar peças que primam pelo conforto, quer estejam de calças, para um dia de trabalho, ou num vestido longo, para um cocktail ao final do dia.
Moda
|As peças descontraídas de Meam by Ricardo Preto
A segunda linha do criador, que já tinha sido apresentada na Viena Fashion Week, desfilou no segundo dia do Portugal Fashion.